Prefeito de Vargem Alta vai a Brasília em busca revitalização da antiga ferrovia

29 de novembro de 2023 às 13h53.

Em mais um passo significativo para a concretização das reivindicações do 'Movimento Linha Férrea', liderado pelo prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, uma reunião com a comissão técnica foi realizada em Brasília nesta quarta-feira, 29 de novembro.

O encontro, que contou com a participação do prefeito Rabello, do assessor de gestão, Anderson Deprá, do deputado federal, Gilson Daniel, e de representantes da concessionária VLI e do Ministério dos Transportes, focou na discussão sobre a cessão de trechos da antiga ferrovia Leopoldina para a administração municipal de Vargem Alta e outros municípios cortados por essa via histórica.

O Movimento Linha Férrea tem como objetivo unir prefeitos de municípios impactados pela antiga linha férrea Leopoldina. A discussão visa explorar formas de melhor aproveitar os trechos da ferrovia para promover o bem-estar da população e projetos turísticos, de lazer, culturais e de mobilidade urbana na região.

“Temos interesse na cessão de trechos para realizarmos trabalhos urbanísticos, de mobilidade urbana, projetos culturais e de preservação histórica, potencializando o turismo em nossa região e a qualidade de vida da população”, destacou Rabello durante encontro.

O plano da Prefeitura de Vargem Alta é preservar os trilhos e revitalizar as estações, atribuindo novas finalidades sociais a esses espaços. Entre as propostas, estão a criação de áreas de lazer, museus, trilhas multiuso, trilhas de caminhadas e ciclovias, buscando integrar o desenvolvimento econômico com a preservação do patrimônio histórico.

O assessor de gestão, Anderson Deprá, destacou a importância da cooperação entre os municípios envolvidos no projeto. "A colaboração entre as cidades cortadas pela antiga ferrovia é fundamental para o sucesso dessa empreitada. Estamos buscando soluções conjuntas que beneficiem toda a região", afirmou Deprá.

A expectativa é que a iniciativa proposta pelo Movimento Linha Férrea não apenas revitalize a infraestrutura da antiga ferrovia, mas também impulsione o potencial turístico e cultural da região, proporcionando benefícios duradouros para os municípios envolvidos.