Formação da Educação Infantil marca encerramento do PAES/2023 no Polo UAB de Vargem Alta

06 de dezembro de 2023 às 16h57.

Na última sexta-feira, dia 01 de dezembro, o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) “Isaac Thompson”, situado em Vargem Alta, testemunhou o encerramento do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES/2023) com o quarto e último encontro da Formação da Educação Infantil.

Sob a coordenação da Pedagoga da Educação Infantil, Andréa Luiza Pierott, e a colaboração da pedagoga Joelma Machado S. Quinelato, ambas da Secretaria Municipal de Educação (SEME), os participantes foram guiados por momentos enriquecedores ao longo de toda a formação.

A atmosfera do evento foi marcada pela participação especial da professora Sara Andressa Sartori, que cativou os presentes com uma contação de histórias envolvente. Sua apresentação não apenas proporcionou um instante de descontração, mas também se revelou uma ferramenta poderosa para a apropriação dos conceitos fundamentais no uso da leitura e da contação de história.

O objetivo da Formação da Educação Infantil do PAES/2023 foi estimular e promover entre as professoras a observação e intencionalidade de suas práticas em consonância com as raízes culturais em seu contexto.

Ao longo do processo formativo, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma dinâmica de trabalho que proporcionou contribuições para as adaptações no contexto infantil. Isso fortaleceu e inovou as práticas pedagógicas, direcionando o foco sempre para o aprendizado do aluno.

A Formação da Educação Infantil do PAES/2023 não ofereceu apenas uma rica base de conhecimento, mas também foi um espaço de descobertas e crescimento profissional para as educadoras envolvidas. A ênfase na troca de experiências, aliada à integração com as raízes culturais locais, destacou-se como um diferencial na construção de práticas pedagógicas mais contextualizadas e eficazes.

O encerramento da Formação da Educação Infantil representa não apenas o fim de um ciclo, mas também o início de uma nova fase de implementação prática e eficácia desses conhecimentos nas salas de aula. O legado deixado por esse processo formativo certamente impactará positivamente o desenvolvimento educacional das crianças de Vargem Alta.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo - PAES

O PAES é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Seu objetivo é fortalecer a aprendizagem desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, por meio do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.