Prefeitura dialoga com alunos sobre políticas de sustentabilidade ambiental em Vargem Alta

12 de dezembro de 2023 às 15h09.

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (12), na Escola Estadual de Ensino Funamental "João Domingos Fassarella", no distrito de Castelinho, alunos puderam conhecer melhor as políticas e ações de sustentabilidade desenvolvidas em Vargem Alta. O encontro contou com a presença do prefeito Elieser Rabello, do secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, e Valdívia Caetano, coordenadora de educação ambiental do Instituto Marcos Daniel (IMD), que desenvolve o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA).

Através de uma ação de educação ambiental do PCSA, os alunos enviaram cartas para o prefeito com questões referentes a programas e ações que a Prefeitura desenvolve referente a promoção de atividades e políticas voltadas a sustentabilidade.

Hoje o prefeito respondeu aos alunos pessoalmente, e falou sobre a parceria com o Governo do Estado no âmbito do Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espirito Santo (Probacias), que está construindo caixas secas e instalando biodigestores com foco na preservação dos recursos hídricos e proteção das bacias do Rio Novo e Rio Fruteiras, que cortam Vargem Alta.

O Programa de Conservação da Saíra-apunhada, desenvolvido pelo Instituo Marcos Daniel com da Prefeitura, protege e preserva essa ave endêmica de nossa região, sendo o grande refúgio das mesmas. As Saíras-apunhadas só existem nas matas de Vargem Alta e do interior de Castelo, município vizinho.

Por fim, os alunos puderam conhecer melhor o trabalho do programa Ser Mata Atlância, uma parceria entre a Prefeitura e a Reserva Ambiental Águia Branca, que prevê a formação continuada de educadores ambientais e a realização de diversas ações temáticas em escolas e comunidades do município, com conteúdo programático abordando a ocupação histórica do município, os aspectos históricos e culturais da imigração, os ciclos econômicos, os aspectos naturais como clima, recursos hídricos, fauna e flora, e desenvolve prática de projetos, reverberando o conhecimento adquirido em sala de aula.

"A preservação do nosso meio ambiente é um compromisso que transcende nossa gestão e se conecta diretamente à qualidade de vida que queremos para todos nós. A preservação do nosso meio ambiente é um compromisso que transcende nossa gestão e se conecta diretamente à qualidade de vida que queremos para todos nós", afirmou Elieser.