Cerimônia celebra a formatura de profissionais da Saúde em Vargem Alta

13 de dezembro de 2023 às 15h20.

Na noite de segunda-feira (11), Vargem Alta foi palco de uma comovente cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente. Cinquenta profissionais foram formados, divididos em duas categorias: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O evento foi marcado pela presença de familiares, amigos e autoridades locais. Entre os presentes estavam o prefeito Elieser Rabello, a Secretária Municipal de Saúde, Edna Maria da Silva, a diretora da Estratégia Saúde da Família, Maria Aparecida Marchetti, a gerente de Vigilância em Saúde, Marilza Onília Fim, o auditor de Saúde, Jhonata Scaramussa, e as preceptoras dos cursos técnicos, as enfermeiras da Estratégia Saúde da Família, Cíntia Demartine Nunes Sant’Anna e Juliana Chaves Cunha.

Programa Saúde com Agente: O Compromisso com a Formação

O Programa Saúde com Agente, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como propósito primordial fortalecer a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O compromisso do governo federal é aprimorar a qualificação dos profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Oferta Educacional e Impacto Social

O programa oferece cursos técnicos específicos para ambas as categorias, com ênfase na capacitação: Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Além disso, a formação continuada para tutores e preceptores, por meio de um Curso de Extensão, foi um dos pontos altos do programa. A pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país também representou um marco relevante.

Reconhecimento e Futuro Promissor

A cerimônia teve como oradora da turma a Agente Comunitária de Saúde, Joelma Quinelato Fim de Oliveira, uma das formandas do Programa Saúde com Agente.

A Prefeitura Municipal de Vargem Alta parabeniza todos os formandos, desejando sucesso profissional em suas jornadas. Esta iniciativa não apenas fortalece o Sistema Único de Saúde, mas também promove melhorias significativas nos indicadores de Saúde e na qualidade de vida de toda a população.

Esta celebração não é apenas o fim de uma etapa, mas sim o começo de uma jornada dedicada ao bem-estar da comunidade.