EMEBTI José Helvécio Altoé encerra ciclo de 2023 com apresentações culturais e bate-papo sobre sustentabilidade ambiental

15 de dezembro de 2023 às 07h58.

A Escola Municipal de Educação Básica em Tempo Integral (EMEBTI) José Helvécio Altoé, situada em Boa Esperança, no distrito de Jaciguá, celebrou o encerramento do ciclo escolar de 2023 com uma emotiva confraternização. O evento, realizado nesta quinta-feira (14), reuniu alunos, pais, professores e autoridades locais.

Durante a festividade, as crianças protagonizaram apresentações culturais que encantaram os presentes, demonstrando o talento e a dedicação cultivados ao longo do ano letivo.

Em seu discurso para os alunos do 5º ano, o prefeito Elieser Rabello anunciou que o projeto de reforma da EMEBTI José Helvécio Altoé está pronto para ser licitado, prometendo melhorias substanciais na infraestrutura educacional.

Elieser também respondeu perguntas sobre políticas de sustentabilidade desenvolvidas em Vargem Alta.

Os alunos enviaram cartas com perguntas sobre políticas de sustentabilidade desenvolvidas em Vargem Alta, através de uma ação conjunta entre a escola e o Instituto Marcos Daniel (IMD), que desenvolve o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA).

O prefeito destacou diversas ações em prol da sustentabilidade ambiental no município.

Elieser mencionou a parceria com o Governo do Estado no âmbito do Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (Probacias). Este programa visa a preservação dos recursos hídricos e a proteção das bacias dos rios Novo e Fruteiras, que cortam Vargem Alta, através da construção de caixas secas e instalação de biodigestores.

Outro ponto abordado foi a parceria entre a Prefeitura e o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, focado na proteção e preservação dessa ave endêmica da região. As Saíras-apunhaladas encontram seu refúgio nas matas de Vargem Alta e no interior de Castelo, município vizinho.

Pro fim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa Ser Mata Atlântica, uma iniciativa conjunta da Prefeitura, Instituto Marcos Daniel e da Reserva Ambiental Águia Branca. O programa prevê a formação continuada de educadores ambientais e a realização de ações temáticas em escolas e comunidades, abordando aspectos históricos, culturais, econômicos e naturais do município. Projetos práticos são desenvolvidos para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para a conscientização e preservação ambiental.

"Cada ação que tomamos hoje, seja minimizando nosso impacto ambiental, plantando uma árvore ou adotando práticas mais sustentáveis, não é apenas um gesto isolado. É um legado que deixamos para aqueles que vão herdar o planeta que chamamos de lar. As futuras gerações merecem usufruir da beleza de um ambiente saudável, rios limposs, ar puro e uma biodiversidade rica. A preservação do meio ambiente não é apenas uma escolha ética; é um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das gerações que ainda estão por vir", afirmou Rabello.

O evento de encerramento da EMEBTI José Helvécio Altoé não apenas celebrou o término de mais um ciclo educacional, mas também ressaltou o comprometimento da comunidade escolar e das autoridades locais com a educação de qualidade e a sustentabilidade ambiental em Vargem Alta.