Secretaria Municipal de Educação homenageia escolas do campo em Vargem Alta

28 de dezembro de 2023 às 15h27.

No cenário rural de Vargem Alta, a educação é protagonista em uma rede de 10 escolas do campo que desempenham um papel vital na formação das crianças, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Essas instituições, dispersas pelos extremos do município, se destacam não apenas por sua localização geográfica, mas também pela ausência de direção ou coordenação local, concentrando o apoio pedagógico na Secretaria Municipal de Educação.

O corpo docente dessas escolas enfrenta desafios singulares, ministrando aulas em salas multisseriadas, com o suporte essencial das serventes e, em alguns casos, o auxílio dedicado das profissionais que acompanham os alunos da Educação Inclusiva. Essa dinâmica peculiar destaca a resiliência e a dedicação dos educadores que, mesmo diante de adversidades, buscam proporcionar uma educação digna e de qualidade no ambiente rural.

A relevância das Escolas do Campo transcende a simples transmissão de conhecimentos. Elas são verdadeiros núcleos de cultura, política, identidade e história, desempenhando um papel crucial na existência social das comunidades rurais. A partir de 1997, um movimento mais amplo em prol da "Educação do Campo" foi iniciado, buscando definir princípios que expressam as necessidades e características específicas da população campesina. Isso inclui a formação integral do indivíduo e a valorização do espaço, tempo e currículo adequados ao contexto rural.

No último mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um encontro significativo reunindo todas as Escolas do Campo. Este evento proporcionou um momento enriquecedor no qual professores, auxiliares, serventes e pedagogos responsáveis puderam avaliar e celebrar as conquistas e avanços obtidos por meio de seus esforços coletivos.

A secretária de Educação, Roseane Moulais Geraldo Altoé, expressou seu reconhecimento e admiração pelos profissionais que atuam nas escolas do campo, chamando-os de verdadeiros guerreiros que lutam por uma educação digna nas áreas rurais. Ela destacou a importância dos trabalhos realizados, enriquecendo a vida das crianças e ressaltou que esses profissionais fazem, de fato, a diferença.

Encerramos este relato com um trecho do cordel escrito pela professora Sara Andressa Sartori, uma homenagem singela, mas carregada de reconhecimento:

“Às formosas profissionais

Que fazem a diferenciação!

Vão bordando no manto da vida

A sua marca na Educação!

Que cada um possa dar valor

E reconhecer: nas Escolas do Campo

Chovem bênçãos de Nosso Senhor!”