Prefeitura de Vargem Alta destinou mais de R$ 23 milhões para a saúde e educação durante o exercício de 2023

02 de fevereiro de 2024 às 09h06.

A Prefeitura Municipal de Vargem Alta registrou durante o exercício de 2023 um gasto aproximado de R$ 23.200.000,00 (vinte e três milhões e duzentos mil reais), com a saúde e educação.

Com base na Prestação de Contas do mês de novembro enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo, a Prefeitura de Vargem Alta registrou um gasto com a educação num montante R$ 17.997.278,13 (dezessete milhões e novecentos e noventa e sete mil e duzentos e setenta e oito reais e treze centavos), registrando 32,81% no gasto com a educação, sendo superior ao limite constitucional, reafirmando o compromisso desta Prefeitura com a educação dos vargem altenses.

Na saúde não foi diferente, a Prefeitura contabilizou um gasto de R$ 10.448.814,32 (dez milhões e quatrocentos e quarenta e oito mil e oitocentos e quatorze reais e trinta e dois centavos) registrando 19,47% no limite constitucional, sendo também superior a exigência constitucional.

A Constituição Federal estabelece como obrigação um gasto efetivo com a saúde e educação de 15% e 25% respectivamente, estando Vargem Alta superando as expectativas. No ranking estadual Vargem Alta até o mês de novembro foi o 29º (vigésimo nono) município que mais investiu na educação. Na saúde Vargem Alta também se destaca, com obras para estruturar a rede, Pronto atendimento equipado, convênio com hospital (Hospital Padre Olívio), além de projetos para ampliação da rede.

Foi inaugurado recentemente a sede própria do SAMU, permitindo melhor atender a população local e dos municípios vizinhos, além das obras que estão ativas no município e os serviços prestados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vargem Alta foi destaque também no gasto per capito na educação, o gasto por aluno até o mês de novembro ficou em mais de R$ 6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), superando novamente as expectativas.

Ainda na educação, e com os dados do TCEES (Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo), a Prefeitura aplicou 100% dos valores arrecadados pelo FUNDEB nas despesas com o magistério, fazendo um aporte financeiro para coberturas das despesas com os servidores num montante superior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), novamente reafirmando o compromisso com a educação dos vargem altenses.

A Prefeitura destaca que se preocupa com a aplicação dos recursos, e que os números revelam que Vargem Alta prioriza a saúde e educação, e ainda consegue manter ativa diversas obras no Município, colocando Vargem Alta como um destaque considerando o número de obras.

Para efeitos de comparação, no ano de 2022 a Prefeitura fez um aporte com recursos próprios para complementação na folha do magistério em aproximadamente R$ 1.780.000,00, sendo em 2023 um valor de complementação 204% maior que em 2022.

Ressalta ainda, que os números apontados foram retirados da Prestação de Contas enviada ao TCEES até o mês de novembro de 2023.

E a atual gestão afirma que manterá a saúde e a educação como prioridade durante o exercício de 2024.