Centro Estadual de Educação Técnica Giuseppe Altoé, antigo Colégio Salesiano, é inaugurado em Vargem Alta

06 de fevereiro de 2024 às 17h53.

Na manhã desta terça-feira (06), o Governo do Estado realizou a inauguração do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé, que vai possibilitar uma maior qualificação de jovens e adultos, além do aprimoramento dos profissionais, ampliando suas oportunidades de emprego e de realizar o sonho do próprio negócio.

O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé, situado na localidade de Boa Esperança, em Vargem Alta, passou por um processo de renovação após o imóvel do antigo Colégio Salesiano ser adquirido pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 5,6 milhões na reforma do espaço físico e aquisição de equipamentos e mobiliário. O nome da unidade é uma homenagem à personalidade histórica local, que foi um dos primeiros moradores do distrito e contribuiu para o avanço educacional e cultural do município do município.

“Essa escola é um símbolo da educação no Espírito Santo. Muita gente desta região estudou no antigo Salesiano, que estava abandonado e agora está recuperado. Assumimos o prédio na minha primeira gestão, mas o governante que veio em seguida o deixou novamente abandonado. Então, retornamos ao governo para transformar o antigo colégio em uma escola técnica que vai receber alunos de todos os municípios da região”, comemorou o governador Renato Casagrande.

O Prefeito de Vargem Alta destacou a história do antigo Colégio Salesiano, o envolvimento das famílias na construção do prédio e, agora, a chegada de uma nova perspectiva de educação no local, com ensino técnico, superior e de qualificação profissional, com sentimento de extrema gratidão ao Governador Renato Casagrande e sua equipe, além de diversos outros colaboradores que realizam hoje este sonho da sociedade vargem-altense.

O Diretor do CEET Giuseppe Altoé, Fábio Scaramussa, afirmou que o local era sonhado pela comunidade. “O Centro será o palco para que nossos jovens sejam preparados para o futuro e para o mercado de trabalho, a fim de melhorar a realidade das pessoas e transformar esses lugares em espaços do bem. Esta será a primeira Escola Técnica Estadual do Sul do Espírito Santo, atendendo Vargem Alta e municípios vizinhos. Espero, como diretor do CEET Giuseppe Altoé, contribuir para a realização de sonhos, valores e a melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores”, pontuou.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a inauguração do Centro Estadual de Educação Técnica Giuseppe Altoé representa um marco no avanço tecnológico e social no estado, fornecendo capacitação e aprendizado. “É com grande entusiasmo que celebramos a inauguração do CEET, um marco para o avanço tecnológico em nosso Estado”, pontuou.

Estiveram presentes na agenda os deputados estaduais Dr. Bruno Resende, Tyago Hoffmann e Vandinho Leite; o diretor presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), José Eustáquio de Freitas; além de vereadores e lideranças populares da região.