Edital de seleção para jovens bolsistas de Vargem Alta para oficinas de vídeo

Projeto visa questionar possíveis futuros para localidades rurais através dos olhares dos jovens

16 de fevereiro de 2024 às 00h00.

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Cinegrafias Rurais. Podem se inscrever jovens residentes no município de Vargem Alta de 15 a 30 anos. Os selecionados participam de oficinas de vídeo e ainda ganham uma bolsa de estudo no valor único de R$ 650,00. As inscrições vão até o dia 22 de março pelo site: https://cinegrafiasrurais.my.canva.site/

Serão selecionados 6 jovens que além de participar das oficinas irão produzir o seu próprio vídeo com tutorias dos professores. O projeto traz o tema Futurismo Rural e visa discutir as seguintes questões: Como diferentes jovens pensam em uma nova ruralidade? Como não dispersar a riqueza de saberes que compõem o território rural para o futuro do mundo? Quais são os futuros possíveis para esses territórios?

Segundo o produtor executivo Victorhugo Amorim Futurismo Rural é um termo que vem do "O Manifesto do Futurismo Rural" criado pelos artistas italianos Leandro Pisano e Beatrice Ferrara. " O nosso objetivo é através dos jovens reivindicar para os territórios marginais e rurais a possibilidade de se transformarem em espaços e lugares de ação e imaginação de futuros possíveis", afirma Victorhugo que também é um dos professores da oficina.

Para participar do processo seletivo, não é necessário ser experiente na área nem possuir equipamentos de vídeo. A seleção conta ainda com cotas Territoriais (1 vaga por distrito), Raciais (2 vagas para negros) e de Gênero (2 vagas para mulheres). O projeto é uma realização da TANGERINAS DO DESERTO PRODUÇÕES com apoio do Funcultura - através de recurso recebido - e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e foi aprovado no Edital 017/2021 - Setorial de Artes Visuais da Secult/ES.

Seleção de Jovens bolsistas do Lab Cinegrafias Rurais

Inscrições até dia 22 de março