Secretários municipais de Vargem Alta buscam parcerias no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid) para impulsionar agricultura e meio ambiente

26 de fevereiro de 2024 às 13h04.

Os secretários municipais de Agricultura, Gedison Canal, e de Meio Ambiente, Helimar Rabello, acompanhados pela servidora Larissa Altoé, realizaram uma visita estratégica ao Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid), com o intuito de estabelecer parcerias com o laboratório do Governo do Estado. O objetivo é aprofundar as análises e ações nas áreas de agricultura e meio ambiente no município.

O Cpid, fruto de uma colaboração entre diversos órgãos e instituições, incluindo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Governo do Estado, representa um investimento significativo de mais de R$ 27 milhões. Inaugurado em 5 de julho de 2018, o centro ocupa uma área construída de 3.664 m² em Jardim América, Cariacica, oferecendo um ambiente propício para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento é um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias estratégicas na área, é uma entrega do Governo do Estado para as comunidades científica e empresarial capixabas, que visa a atuar como um espaço de apoio à inovação.

A visita dos representantes de Vargem Alta teve como foco a área técnica do Cpid, que abriga sete laboratórios voltados para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico. Essa parceria promissora entre o município e o centro de pesquisa visa fortalecer as iniciativas locais relacionadas à agricultura sustentável e à preservação ambiental, beneficiando tanto a comunidade quanto o meio ambiente.