Escola rural explora a cultura indígena: uma semana de aprendizado e celebração

25 de abril de 2024 às 16h08.

A Escola do Campo CMEI José Hemerly, em Poço Dantas, interior de Vargem Alta, abriu suas portas para uma jornada de descobertas culturais que encantou não apenas os pequenos alunos, mas também suas famílias. Desde o dia 19 de abril, as turmas do Infantil V e Infantil VI mergulharam profundamente na riqueza da influência dos povos indígenas na formação da identidade brasileira.

Sob a orientação da dedicada professora Silmara Wingler e sua equipe, as crianças foram conduzidas por um itinerário repleto de atividades envolventes. Vídeos instrutivos, textos informativos e uma variedade de tarefas práticas foram empregados para enriquecer a compreensão dos pequenos sobre a vasta contribuição dos povos originários na nossa cultura.

"Cada momento dessa semana foi planejado com muito carinho, buscando não apenas transmitir conhecimento, mas também promover uma experiência imersiva e significativa para nossos alunos", compartilha a professora Silmara.

O engajamento das crianças foi notável em cada etapa do processo. Seja absorvendo informações sobre as tradições indígenas, participando de atividades criativas ou compartilhando seus próprios pensamentos e ideias, os alunos demonstraram um entusiasmo contagiante.

Contudo, o ponto alto desse mergulho na cultura indígena foi, sem dúvida, a culminância no dia 25 de abril. Nesse dia especial, as famílias se uniram à escola para celebrar todo o aprendizado acumulado ao longo da semana. Uma mesa farta foi preparada, repleta de delícias culinárias típicas dos povos indígenas.

Foi um momento de conexão e gratidão, onde as crianças não apenas degustaram os alimentos, mas também absorveram um pouco mais da essência e da diversidade cultural que molda o Brasil.

"A contribuição das famílias foi fundamental para o sucesso desse trabalho. Agradecemos imensamente pelo apoio e pelo carinho demonstrado em cada gesto", expressa a professora Silmara, emocionada com o envolvimento da comunidade escolar.

Com uma semana repleta de aprendizado, reflexão e celebração, a escola mostrou seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, que não apenas ensina, mas também inspira e conecta os alunos com o mundo ao seu redor.