Estudantes de Vargem Alta entram no mundo da tecnologia participando de oficina de robótica

03 de maio de 2024 às 17h38.

Na manhã desta sexta-feira, dia 3 de maio, um marco educacional aconteceu em Vargem Alta, com a realizatção da primeira oficina de robótica, promovida pela parceria entre a Gênesis Incubadora do Ceet Giuseppe Altoé e as escolas municipais que oferecem o ensino fundamental 2 na região. As instituições envolvidas nessa iniciativa pioneira são a EMEB João Domingos Fassarella, a EMEB Pedro Milaneze Altoé e a EMEB Prosperidade.

O objetivo central dessa ação é introduzir aos estudantes os fundamentos da robotização e proporcionar-lhes a montagem do primeiro protótipo, além de apresentar a metodologia de ensino da Robótica Educacional desenvolvida pela Gênesis Incubadora. Mais do que isso, a iniciativa busca estimular o protagonismo estudantil desde a formação básica, dando-lhes a oportunidade de se engajarem ativamente no processo de aprendizagem.

Ao todo, serão realizadas três oficinas, cada uma com sua própria dinâmica e aprendizados. Contudo, a quarta oficina, de caráter especial, será reservada para que os alunos tragam consigo os protótipos de robótica que montaram durante o curso, apresentando-os como exemplos de boas práticas e evidenciando o progresso alcançado ao longo do programa.

Essas turmas não apenas estão mergulhando no universo da robótica, mas também estão sendo preparadas para participar ativamente da 2ª Edição da Feira Conexão Digital de Inovação Agro e do 1º Seminário de Sustentabilidade. Esses eventos não só proporcionarão uma oportunidade valiosa para os alunos mostrarem suas habilidades e conhecimentos adquiridos, mas também os conectarão com o mundo da inovação e da sustentabilidade, aspectos essenciais no cenário educacional e profissional contemporâneo.