O governador do Estado, Renato Casagrande, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwerck, assinaram, nesta segunda-feira (27), uma série de parcerias que visam o aprimoramento e a modernização da gestão pública capixaba. A solenidade ocorreu no Palácio Cultural Sônia Cabral, em Vitória. Um dos atos que marcaram o evento foi a adesão do Espírito Santo ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
O Município de Vargem Alta teve participação de destaque, junto a outros seis municípios, pelo pioneirismo na implantação do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado, o E-Docs. O Município de Vargem Alta foi representado pelo Vice-prefeito Eugênio Agrizzi, o Assessor de Gestão Pública Anderson Deprá e a Procuradora Geral do Município Paula Sartório dos Santos Paiva.
Além dispensar o uso de papel, a autuação e tramitação de documentos e processos via e-Docs proporcionam os seguintes benefícios: agilidade no atendimento das demandas, redução de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações, transparência e segurança dos dados. Junto com o e-Docs, o Estado também está fornecendo às prefeituras um sistema de agendamento e um sistema para facilitar o envio de informações pelo cidadão, por meio da elaboração de formulários dinâmicos.
Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI)
A iniciativa oferece um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a administração pública em áreas estratégicas, como compras governamentais, transformação digital, gestão patrimonial e cursos de capacitação para servidores. O Espírito Santo é o sétimo estado do Brasil e o primeiro da região Sudeste a aderir ao programa.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais