O Município de Vargem Alta sediou no último dia 3, a 4ª edição da Reunião do Nupaus (Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo). O evento aconteceu no salão da Paróquia São João Batista em Jaciguá e reuniu representantes dos 12 municípios que compõem a área de abrangência da SRE (Superintendência Regional de Educação) de Cachoeiro de Itapemirim.
A Secretaria de Educação de Vargem Alta apresentou como tema para a reunião: “O Poder da Educação na mudança de vida: a importância de uma liderança comprometida.”, com o objetivo de refletir e socializar as formas de fazer e pensar a alfabetização, numa perspectiva de liderança eficaz, transformadora e de excelência, promovendo um ambiente escolar positivo, engajado e que influencie diretamente a qualidade do ensino.
Os debates técnicos realizados durante a reunião proporcionaram a abertura de novos horizontes para o fortalecimento do Pacto da aprendizagem dos alunos.
O evento também contou com apresentações culturais. A banda da Escola Estadual “Presidente Luebke” mostrou parte de seu repertório musical e a EMEB “Prosperidade” apresentou uma dança baseada nas origens da formação do povo de Vargem Alta, celebrando os 37 anos de emancipação política, comemorado no último dia 20 de março.
Além dos profissionais das regionais e municipais, a reunião contou com a participação do secretário de Educação de Vargem Alta, Walaci Pizetta; do Vice-prefeito Eugenio Agrizzi, da Superintendente Regional de Educação Fernanda Ferreira Vilela Vieira e do Coordenador do Paes na Sedu, Saulo Andreon.
Nupaes
O Nupaes é a instância responsável pela gestão, pelo assessoramento e pelo monitoramento das ações do Pacto nos âmbitos regional e municipal. As SREs são responsáveis por realizar ações regionalizadas em parceria com os municípios, enquanto as secretarias municipais de educação são responsáveis por realizar ações pedagógicas e de gestão da educação municipal.
Paes
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais