
O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta, promoverá no próximo dia 30 de junho de 2026 a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é cuidar do Brasil”.
A Conferência Municipal integra o processo preparatório para a 11ª Conferência Estadual de Saúde e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, constituindo um importante espaço de participação social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento tem como objetivo debater a situação de saúde do município, avaliar os principais desafios enfrentados pela população e construir diretrizes e propostas que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas de saúde nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
As discussões serão orientadas pelos seguintes eixos temáticos:
I – Democracia, saúde como direito, controle social e soberania nacional;
II – Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
III – Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas, justiça socioambiental e envelhecimento populacional;
IV – Modelos de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
A programação contará com solenidade de abertura, seguida de palestra abordando o tema central da Conferência e seus eixos temáticos. Na sequência, os participantes serão organizados em grupos de trabalho, responsáveis pela elaboração de diretrizes e propostas que serão apreciadas e votadas em plenária.
A Conferência reunirá representantes dos diversos segmentos que compõem o controle social do SUS — usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços — fortalecendo a participação democrática na construção de uma saúde pública mais eficiente, acessível e alinhada às necessidades da população.
Data: 30 de junho de 2026
Horário: 7h30 às 17h
Local: CEET Giuseppe Altoé (antigo Colégio Salesiano), Boa Esperança
A realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Vargem Alta com a participação social e com a construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção, proteção e cuidado da saúde de toda a população.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais