Cuidados após inundações e contato com a lama

10 de janeiro de 2020 às 07h00.

As doenças causadas pelo contato com água e lama é um dos muitos transtornos das inundações causadas por fortes pancadas de chuvas e deslizamentos.

Em sua passagem pelas áreas urbanas ou rurais, a água suja agrega resíduos de várias origens, podendo contaminar e provocar doenças nas pessoas que com ela tenham contato direto ou indireto. Deste modo, é importante que durante tais situações se evite, ao máximo, a exposição à água das inundações.

Além disso, os resíduos contidos nessas águas, na forma de lama, podem impregnar e também contaminar todos os locais atingidos, como pisos, paredes, móveis e outros objetos existentes nas residências.

Assim, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde listou alguns cuidados que os vargem-altenses devem adotar, uma vez que o município foi atingido por fortes pancadas de chuvas no último dia 03 de janeiro.

1-    Evite contato com as águas sujas de lama. Caso isto seja inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou na lama. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama, pois, além do perigo das enxurradas, eles podem ficar doentes. Ao retornar para casa, evite pisar diretamente na água ou na lama ou manusear objetos que tenham sido atingidos por ela. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

2-    Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas sujas, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.

3-    Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar.

4-    Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto.

5-    Após o recuo da água, providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos, adotando as seguintes providências:

- Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova – com escova, sabão e água limpa – a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa.

- No caso dos utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis), lave-os normalmente com água e sabão.

- No caso dos pisos, paredes, móveis e outros objetos, após retirar a lama, lave o local com água e sabão e, a seguir, prepare uma solução diluindo um copo (200ml) de água sanitária para um balde de 20 litros de água. Umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando-as secar naturalmente.