Vargem Alta recebe mais 3 mil doses da vacina contra hepatite A

As aplicações acontecerão até o fim dos estoques.

12 de fevereiro de 2020 às 07h00.

Recentemente Vargem Alta recebeu mais 3 mil doses da vacina contra hepatite A para imunizar a população residente nas áreas afetadas pelas inundações do mês de janeiro com mais de sete anos de idade.  A disponibilização é do Ministério da Saúde por meio da Saúde e a Secretaria de Estadual de Saúde (SESA).

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as aplicações acontecerão até o fim dos estoques nas unidades básicas de saúde e na Sala Municipal de Vacina, localizada na Estratégia de Saúde da sede do município. Para isso, as equipes imunizadoras orientam que o morador compareça em algum destes locais munidos com CPF ou Cartão do SUS e ainda o Cartão de Vacina.

Causas

A hepatite A é causada por um vírus. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa infectada elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico, as pessoas que tomarem essa água contaminada ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água, podem se infectar, assim como ao comer marisco ou frutos do mar crus, de água poluída com esgoto.

Prevenção

O melhor método de prevenção contra hepatite A é por meio da vacina. A vacina é recomendada para os seguintes casos:

·         Pessoas que pretendem viajar para áreas com alta incidência de hepatite A;

·         Pessoas que tiveram contato direto com água contaminada com matérias fecais;