Covid-19: Vargem Alta confirma ter descartado 2 casos suspeitos, mas orienta que as precauções continuem

Sendo assim, a gestão municipal, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, publica novamente a lista com recomendações.

02 de abril de 2020 às 12h00.

Após a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgar que os dois que testes colhidos em Vargem Alta deram negativos para a Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, a prefeitura municipal orienta sobre a importância de todas as medidas preventivas continuarem a serem praticadas pela população.

Sendo assim, a gestão municipal, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, publica novamente a lista com recomendações para evitar a proliferação do coronavírus no município.

•Lave regularmente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão;

•Faça uso constante de álcool a 70%, preferencialmente gel, para assepsia das mãos;

•Mantenha afastamento social mínima de 1,5 m de qualquer individuo

•Evite tocar o próprio rosto (olhos, nariz e boca) sem higienização;

•Higienize com frequência, celulares e objetos de uso pessoal;

•Evite abraços, beijos e apertos de mãos;

•Mantenha etiqueta respiratória cobrindo boca e nariz com lenço descartável, ou na sua falta, utilizando-se do antebraço ao tossir ou espirrar;

•Evite sair de casa, só sai para realizar serviços essenciais como se alimentar, trabalhar nos casos que a lei permite e ir ao médico nos casos de emergência

•Evite eventos mesmo que familiares, locais de concentração de pessoas e locais fechados, em especial, indivíduos com mais de 60 anos, imunodeprimidos, acometidos por doenças crônicas (diabetes, hipertensão, doenças autoimunes);

•Não realizar visitas a qualquer pessoa e, em especial, indivíduos adoentados;

•Evite viagens que não sejam imprescindíveis, em especial, a áreas onde sabidamente já ocorre transmissão comunitária;

•Priorizar reuniões com utilização de recursos audiovisuais, evitando reuniões presenciais.

Com a recomendação para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações como medida para bloquear a contaminação, surge a dúvida entre aqueles que apresentarem sintomas gripais de quando deve-se manter o isolamento domiciliar ou qual a hora de buscar ajuda médica. De acordo com Setor de Vigilância em Saúde, segui algumas orientações:

Quando ficar em casa?

- Pessoas assintomáticas devem manter isolamento social recomendatório, evitando sair as ruas, que não nos casos essenciais, como alimentação, acesso a medicamentos e consultas médicas, e para atividades laborais permitidas por lei.

Quando procurar o Pronto Atendimento?

- Pessoas com sintomas gripais leves com ou sem febre, devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

- Pessoas com sintomas gripais com ou sem febre, e apresentando desconforto respiratório, devem procurar o Pronto Atendimento Municipal ou do Hospital Padre Olívio.