Saúde: dificuldade na aquisição de medicamentos

03 de setembro de 2020 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Saúde esclarece a população sobre a dificuldade na aquisição de medicamentos para atender a população, que utilizam a Farmácia Básica.

A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, enviou nota de esclarecimento ao município explicando os motivos pelos quais essa situação a qual estamos enfrentando, não é somente uma questão local, mas sim, global.

Na nota a gerencia explica que mediante ao cenário que estamos enfrentando, em decorrência da pandemia Coronavírus – COVID-19 – desde março de 2020, o Sistema de Registro de Preços – SERP tem recebido muitos pedidos de cancelamento de item e reequilíbrio econômico-financeiro por parte de empresas fornecedoras das atas de registro de preços vigentes do SERP. Além disso, tiveram baixos índices de aproveitamento dos pregoes realizados entre abril e julho deste ano com muitos resultados “fracassados”.

As empresas fornecedoras alegaram o aumento abrupto dos custos de produção dos medicamentos em geral, mas principalmente aqueles relacionados ao tratamento do COVID-19 e medicamentos de usos emergenciais relacionados a processo de analgesia, anestesia, suporte ventilatório e suporte ao aparelho cardiovascular.

O aumento dos custos tem sido explicado devido à desvalorização cambial, que afeta o preço dos medicamentos e insumos cujos mercados estão atrelados à moeda estrangeira, ou seja, importados. Outro fator para esse aumento é explicado pelo aumento brusco da demanda das unidades de saúde por medicamentos associados dos cuidados dispensados aos pacientes infectados com COVID-19, principalmente aqueles em estado mais grave. Ou seja, quando há um aumento de demanda tão rápido a tendência é que os preções aumentem de forma muito acentuada.

O SERP está realizando a análise minuciosa de cada solicitação de cancelamento/reequilíbrio econômico enviado pelo fornecedor, verificando a possibilidade do aceite ou não da solicitação, com intuito de manter a garantia do fornecimento de medicamentos aos municípios, esgotando todas as possibilidades junto ao fornecedor para atender os empenhos pendentes.

Esclarece ainda, que estão aguardando nos próximos meses uma reestruturação gradual das condições de mercado com a estabilização/queda dos casos de COVID-19, bem como a estabilização das taxas de câmbio.