Dia “D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado em Vargem Alta

15 de outubro de 2020 às 00h00.

Desde o dia 05 deste mês teve início em Vargem Alta a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente –, e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Ambas as campanhas ocorrem até o dia 30 de outubro, sendo o neste sábado, dia 17, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

As ações têm como objetivos a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Para a Secretaria de Saúde, esta é uma oportunidade de as famílias poderem atualizar a situação vacinal de suas crianças e adolescentes.

A imunização ocorrerá em todas as unidades de saúde, neste sábado (17),  no horário de 8 às 14 horas, menos na comunidade de Belém, mas será intensificado durante a semana. A sala de vacinação na Sede do município, também estará aberta.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que também está ocorrendo em paralelo com a Campanha de Multivacinação e Poliomielite até o dia 30/10.

Os pais ou responsáveis que comparecerem as salas de vacinas para levar as crianças e adolescentes menores de 15 anos, também terão seus cartões de vacinas avaliados em relação ao sarampo. Quem ainda não tiver recebido a dose da vacina tríplice viral a partir de março de 2020, terá a oportunidade de receber durante o mês de outubro.

Neste mês de outubro está acontecendo 3 campanhas de vacinação: de poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, a campanha nacional de multivacinação para menores de 15 anos e a campanha de sarampo para a população de 20 a 24 anos.