Campanha Março Azul Marinho alerta sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal

Prefeitura de Vargem Alta chama atenção para essa campanha do Março Azul Marinho, sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal.

O mês de março foi escolhido para a campanha de prevenção do câncer colorretal porque o dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.

O alerta tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do câncer colorretal, tipo que abrange os tumores no intestino grosso, nas regiões do cólon, reto e ânus.

O câncer de cólon é o segundo mais frequente em mulheres e o terceiro entre os homens, segundo a Dra. Maria Bernadette Zambotto, coloproctologista, prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.

Uma das causas da incidência do câncer colorretal, que acomete geralmente pessoas acima de 50 anos, tem estreita ligação com os fatores de risco, como obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, consumo excessivo de carne vermelha e de carne processada. O histórico familiar é outro fator de risco e por isso a pessoa deve ter a atenção redobrada.

Publicado em sexta-feira, 05 de março de 2021