Prefeitura de Vargem Alta realiza visita técnica no monumento do Frade e a Freira

05 de maio de 2021 às 00h00.

Na tarde de segunda-feira (03), o prefeito Elieser Rabello, o vice-prefeito Alan Altoé e o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Elias Abreu de Oliveira “Maninho”, estiveram na comunidade do Frade, interior do município, onde está localizada o Frade e a Freira.

A comitiva esteve no local realizando visita técnica, identificando o acesso a pedra por Vargem Alta, a fim de realizar melhorias, para o desenvolvimento do turismo no local.

O prefeito Elieser informou que na quinta-feira (06), terá reunião com a secretária de estado de Turismo, Lenise Menezes Loureiro, em busca de recursos para pavimentação do acesso ao monumento. “Estamos buscando alternativas para melhorar a infraestrutura de acesso do local pelo nosso município”.

“Cabe ressaltar que boa parte da pedra, que faz parte de um parque estadual, está localizado dentro dos limites do município de Vargem Alta”, finalizou o prefeito.

O Frade e A Freira

Com 683 metros de altitude, uma formação granítica que mostra as silhuetas de um frade e de uma freira chama a atenção de quem trafega na BR-101 sul. O monumento natural o Frade e a Freira está situado na divisa dos municípios de Itapemirim, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim. Em 1986, a região foi considerada Patrimônio Natural Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura. Conta a lenda que um frade e uma freira se apaixonaram e, diante da impossibilidade de viverem esse amor, foram transformados em montanha por Deus para que permanecessem juntos.

A Rota do Frade e a Freira, instituída pela Lei 11.254/2021, é uma iniciativa para impulsionar o turismo no Espírito Santo. A rota contempla os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Novo do Sul e Vargem Alta, no sul do estado.