Salesiano e ferrovia são pautas de encontro com secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento Econômico

21 de julho de 2021 às 00h00.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Elieser Rabello participou de reunião com o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann, sobre ações de crescimento econômico para Vargem Alta e também para o Sul do Estado.

Entre os assuntos discutidos estava a utilização do prédio do antigo Salesiano para implantação de cursos técnicos. O secretário afirmou que visitará Vargem Alta para discutir sobre a reforma do local e a implementação de cursos. Sinalizou também o interesse em implementar uma universidade estadual online utilizando os polos UAB dos municípios da região sul.

O secretário confirmou visita ao município no dia 04 de agosto para discutir os investimentos que o Governo do Estado fará no Salesiano.

O prefeito Elieser explanou o anseio de ter uma escola técnica no local. “Nossa população tem aspiração de ver o patrimônio do antigo colégio sendo utilizado novamente. Estamos contentes com as propostas apresentadas no encontro, tanto do centro de tratamento de traumatologia da Emescan quanto de  cursos superiores na área da saúde”, afirmou.

Foi colocado em pauta também a possibilidade do Governo do ES participar do projeto de utilização do patrimônio da ferrovia para urbanização das áreas localizadas no perímetro urbano de posse da ferrovia, com pavimentação das laterais, faixa multiuso e também a possibilidade de se obter um veículo leve sobre trilhos interligando os municípios que integram a estrada de ferro, criando ciclovias e faixas para caminhadas para visitação dos pontilhões, pontos turísticos, fomentando o turismo na região. Os municípios do sul do estado estão empenhados na viabilização desse projeto.

Na ocasião, Elieser convidou o secretário para participar da reunião de prefeitos do Sul do Estado, que acontecerá no dia 30 de julho, em Marataízes. Hoffmann confirmou presença e afirmou que é pauta dele o desenvolvimento do Estado, em especial o sul. Segundo ele 90% das empresas tem interesse em se instalar no norte. “Estamos trabalhando num plano de desenvolvimento do Sul do Estado”, afirmou.