União para salvar a malha ferroviária

O Prefeito Bosquinho se reuniu na manhã da última segunda-feira (19-08), no auditório do Centro de Convivência do Idoso em Vargem Alta com: Prefeitos; vereadores e Representantes das Prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim; Vargem Alta; Marechal Floriano; Alfredo Chaves; Domingos Martins; Viana; Muqui; Mimoso do Sul; além do Secretário de Estado de Cultura, Sr. Maurício José da Silva; da Subsecretária de Estado de Turismo, Sra. Diomedes Caliman, o Superintendente do SEBRAE, sr. José Eugenio Vieira e do Diretor de Transportes do DER, Elieser Rabello.

19 de agosto de 2013 às 00h00.

O encontro mobilizado por Bosquinho, teve iniciativa após a publicação da Resolução nº 4.131 de 03/07/2013 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. A qual prevê a extinção de vários trechos ferroviários, bem como a retirada de toda a estrutura da linha férrea. Dentre esses trechos está a ferrovia que liga Campos dos Goytacazes-RJ à Vitória-ES, passando pelos municípios representados no encontro.

“Conseguimos na última semana, através da Deputada Federal Rose de Freitas, uma audiência com o Diretor Geral da ANTT, para o próximo dia 27-08. Por isso convidei os colegas e parceiros nessa luta para que nós, prefeitos, possamos entabular, junto com todos os seguimentos, um debate sobre esta Resolução, haja vista, que tal fato é impensado e impossível de se aceitar, pois esse trecho possui um valor histórico imensurável, além de grande potencial turístico “. Disse Bosquinho.

A reunião contou com a explanação do Historiador Paulo Henrique Thiengo, que estuda as ferrovias brasileiras há mais de 20 anos. Além de fazer parte da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, o qual demonstrou a importância histórica do trecho.

Uma das principais saídas para manutenção dessa malha ferroviária é o tombamento histórico, bem como a montagem de um consórcio entre os municípios para a manutenção da mesma, sendo ainda um meio formal de viabilizar a criação de soluções econômicas e sustentáveis para toda a região. Explanou o Historiador.

O Secretário de Cultura do Estado do Espírito Santo, trouxe à memória de todos, a infelicidade da desativação das ferrovias após a década de 1960, as quais eram o principal meio de ligação entre as cidades, inclusive como transporte de passageiros. Maurício falou ainda  sobre a necessidade do tombamento do trecho. “Por ser imóvel de propriedade da união, somente o IPHAN pode fazê-lo. Mas juntos ao conselho Estadual de Cultura não mediremos esforços, para vencer essa luta”.

O Prefeito de Domingos Martins Luiz Carlos Prezotti, agradeceu o empenho das autoridades na luta pela preservação deste patrimônio. “Nossa região sobrevive em grande parte da cultura e do turismo, pedimos especialmente o empenho do Secretário Estadual de Cultura para que a desativação não ocorra”. Declarou.

Lidnei Gobbi, Prefeito de Marechal Floriano, citou a imensa importância da ferrovia para o Estado, em especial para seu município. “Os municípios envolvidos devem realmente se mobilizar para a manutenção do trecho, pois estamos numa fase de crescimento econômico e não se pode retroceder”. Registrou Lidinei.

A produtiva discussão de possibilidades, durou aproximadamente 2h. Foram ouvidas empresas que já atuam no ramo de transporte turístico ferroviário, além de outros participantes. Sendo assim ficou acordado que será realizada uma reunião na próxima sexta feira, dia 23/08, às 09h00min, no Centro de Agronegócios, no Posto do Café, em Marechal Floriano com os representantes dos Municípios.

Os representantes do Legislativo também tiveram papel fundamental na discussão e se comprometeram à formalizar um documento único entre as Câmaras Municipais e um individual, com a assinaturas dos Senhores Edis.

Os participante que tenham dados econômicos, turísticos e culturais, sobre tema, ficaram responsáveis por  levá-los, já compilados para a elaboração do documento, o qual será protocolado no encontro com o Diretor Geral da ANTT, no próximo dia 27.