Prefeito Bosquinho, se reúne com diretor da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres

O Diretor Geral da Agência de Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, recebeu na manhã da última terça-feira (27-08), em Brasília, os Prefeitos, Parlamentares, Diretor do IFES, Secretário de Estado de Turismo e representantes dos municípios que abrigam a malha ferroviária, a qual fora determinada sua extinção, através da Resolução Nº 4.131, de 3 de julho de 2013, pelo referido Órgão.

26 de agosto de 2013 às 00h00.

No encontro solicitado pelo Prefeito Bosquinho dentre outros prefeitos, e encaminhado pelos Deputados Federais Rose de Freitas e Lelo Coimbra, foram apresentadas propostas e dados relevantes para a economia, turismo e história da região.

Diante dos questionamentos, o Diretor da ANTT, Carlos Fernando Nascimento, afirmou que, mesmo com a publicação da referida Resolução, a Agência se dispõe a receber um estudo de viabilidade técnica e econômica que será elaborado pelo Instituto Federal do Espírito Santo em conjunto com os Municípios.

“Queremos que vocês façam o estudo sobre a importância da ferrovia para o Estado e tragam para nós. O projeto está pronto, mas ainda vamos fazer audiências públicas e ouvir a população”. Disse o Diretor da ANTT.

Para o Prefeito Bosquinho, a Ferrovia possui um papel histórico muito relevante. “A imigração do estado passou por ali. A ferrovia tem um valor imenso, que não pode ser destruído. O que queremos é uma solução que não leve ao fim da ferrovia”. Frisou Bosquinho.

"A ferrovia é importante para a manutenção da economia local. Queremos apenas manter o que já existe. Não se pode pensar em acabar com este patrimônio”, disse a deputada Rose de Freitas.

O deputado Lelo Coimbra, também participou do encontro e reforçou a importância regional da malha ferroviária. Os prefeitos e parlamentares querem convencer a ANTT da importância em manter o trecho da ferrovia em operação, mesmo após a construção da EF-118, uma nova ferrovia que vai ligar Vila Velha ao estado do Rio de Janeiro.

A direção da (ANTT) vai receber até a segunda semana de setembro, uma proposta a ser elaborada sob a coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sobre a importância da manutenção do trecho da Ferrovia, que corta o Sul do Estado. Vale ressaltar que este instituto, possui um curso técnico em Transportes Ferroviários.

Dando sequencia às ações em prol da manutenção da Ferrovia, o Prefeito Bosquinho recebeu me seu gabinete, no dia 29/08, representantes da FCA, empresa que opera a ferrovia em questão. Os quais esclareceram alguns pontos em relação à operacionalização da ferrovia, bem como se prontificaram a fornecer dados técnicos sobre os trechos.