Infância e juventute em foco

Cerimônia abre o 2ºCircuito de Seminário de Conselheiros Tutelares e Conselhos de Direito do Estado do Espírito Santo

18 de fevereiro de 2014 às 00h00.

A Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Espírito Santo (ACTEES) em parceria com o Conselho Tutelar de Vargem Alta realizou nesta terça-feira (18), no auditório do ministério Público de Vargem Alta, a cerimônia de abertura do 2ºCircuito de Seminário de Conselheiros Tutelares e Conselhos de Direito do Estado do espirito Santo.

Alunos da escola “Presidente Lüebke” juntamente com alunos da Associação Pestalozzi de Vargem Alta, marcaram o inicio da cerimônia com uma apresentação cultural que emocionou o público. Logo após, a coordenadora do conselho tutelar de Vargem Alta, Karine Correia Pimentel Araújo, fez uso da palavra para recepcionar os participantes, em seguida, a coordenadora (ACTEES), Marli Helms Demuner agradeceu o apoio e empenho do Município para realização do circuito.

Discursaram ainda: o vereador José Américo Salvador, a conselheira tutelar do estado do Rio Grande do Norte, Taiza Viviane, o presidente do conselho de direito de Vargem Alta, Arildo Targino e a secretária de assistência e desenvolvimento social, Marilza Onília da Silveira Fim, a qual falou sobre importância do município sediar o circuito. Marilza ainda ressaltou a parceria entre a Prefeitura o conselho tutelar de Vargem Alta.

O prefeito Bosquinho também participou da cerimônia e em sua fala parabenizou e agradeceu o trabalho dos conselheiros tutelares e dos conselhos de direito. “Como é difícil trazer de volta para sociedade, uma criança que teve seu direito violado, e o pior, como é difícil identificar e agir com essa situação. Por isso eu parabenizo o trabalho de vocês, obrigado por vocês doarem a vida de vocês para cuidar das nossas crianças.” Disse Bosquinho.

Representantes de aproximadamente 25 municípios estão participando do circuito que se estende até a próxima quinta-feira (20), além de vários servidores da secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social, entres outros.

O Circuito

Com objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas áreas da infância e Juventude, o Circuito de Seminário é promovido pela ACTEES (Associação de Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares do Estado Espírito Santo), alternando sempre os municípios sede.

Temas que serão trabalhados neste Circuito:

• A prática do Conselheiro Tutelar
  • Dia - a Dia do Conselheiro dentro de suas atribuições
  • Estudo de Casos
  • Violência Sexual de Crianças e Adolescentes
  • Atribuição e Não atribuição do Conselho Municipal  dos Direitos da Criança e Adolescente (Recuso do FIA)
  • Ato Infracional e Indisciplina