Prefeito João Altoé vai ativar a usina de Processamento de Suco de Uva em Vargem Alta

20 de janeiro de 2017 às 00h00.

No dia 17 de janeiro, aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura de Vargem Alta com a participação de representantes do INCAPER, da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAG), do Governo Municipal, da Associação de Produtores de Uva (PROUVA e AVITIS), da Cooperativa dos Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (CAFSUL) e de outras lideranças políticas, com o intuito de ativar a Usina de Processamento de Suco de Uva instalada na localidade de Taquarussu.

A ativação tem como objetivo o beneficiamento de uva para elaboração de suco, atendendo, assim, o anseio de aproximadamente 110 famílias de agricultores familiares. A Usina atenderá os produtores de uva de Vargem Alta e municípios circunvizinhos.

O plantio de uva é uma opção para a diversificação rural, diminuindo os riscos de se ter apenas uma atividade como principal fonte de renda e manutenção familiar. Com a ativação da Usina, o produtor terá mais uma alternativa para aumentar a sua rentabilidade, através da comercialização do suco, que é um produto com maior valor agregado. Outro ponto relevante é a valorização do turismo rural, conservando as raízes e tradições rurais, além de trazer um incremento financeiro para a família, permite a venda de outros produtos.

O Prefeito João Altoé afirma que “a ativação da usina trará muitos benefícios para o município, pois além de melhorar a renda aos produtores, também será um atrativo ao turismo, o que movimentará a economia de Vargem Alta”.