Secretaria de Finanças faz balanço prévio da arrecadação de IPTU 2017

Terminou no último dia 10 o prazo para os contribuintes de Vargem Alta realizarem o pagamento do IPTU 2017.  Quem preferiu pagar em cota única foi beneficiado  com desconto de vinte por cento.  O município possibilitou, ainda, o pagamento parcelado em três vezes, com vencimento da primeira parcela também no dia 10.
 
Neste ano, devido às correções de alíquotas realizadas pela secretaria de finanças, a previsão de arrecadação do tributo aumentou em 39,55% em relação ao lançamento do ano anterior. As previsões do Código Tributário Municipal não eram respeitadas. As alíquotas aplicadas, em diversos casos, não estavam de acordo com a lei municipal, ocasionando significativas perdas de arrecadação.
 
O secretário responsável pela pasta de finanças, Danildo de Oliveira, se mostrou surpreso e satisfeito com o resultado da arrecadação do tributo ainda em sua primeira fase de recolhimento: “Em dados comparativos, curiosamente, no tocante ao IPTU lançado em 2016, até a presente data,  o município arrecadou apenas 56% do valor lançado. Já em relação ao IPTU de 2017, somente em oito dias após o vencimento, apuramos o recolhimento efetivo de 42% do valor lançado. Um resultado surpreendente”, comemora o secretário.
 
Em sua análise, entre os fatores que impulsionaram os bons resultados, estão, principalmente,  a confiança que os munícipes demonstram na nova administração e o excelente trabalho desenvolvido pelos departamentos de tributação e fiscalização: “Além da demonstrada confiança na nova administração, a secretaria de finanças antecipou a entrega dos carnês, possibilitou a emissão do DAM pela internet, se preocupou em informar e orientar os contribuintes, agindo com transparência, apresentando os dados dos imóveis e a forma de cálculo do tributo. Isso tudo foi inédito e refletiu positivamente”, avaliou Danildo.
  
“O IPTU é uma importante fonte de receita do município. A sua arrecadação possibilita a execução de vários serviços em benefício de seus habitantes, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento e proporcionando  melhorias em sua qualidade de vida. É de suma importância a conscientização tributária e o recolhimento do tributo”, finaliza o secretário de finanças.

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de julho de 2017

ACOMPANHE A PREFEITURA

Endereço:
Rua Zildio Moschen, n° 22 - Centro - Vargem Alta/ES - CEP: 29295000

Telefone: (28) 3528-1900
E-mail: contato@vargemalta.es.gov.br

Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00