Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que acontecerá no período de 06 à 31 de agosto de 2018

23 de julho de 2018 às 00h00.

O Dia D, que é o grande dia de mobilização, ocorrerá em 18 de agosto de 2018, sábado, das 08 às 16 horas na Unidade Básica de Saúde Jerônimo Ribeiro no centro de Vargem Alta, nas Unidades Básicas de Saúde e pontos de apoio.

O objetivo da campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no município. É importante se manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite em Vargem Alta, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite e vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

Ressalta-se que a campanha contra o sarampo será realizada de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias do nosso município. A meta mínima é vacinar o corresponde a 95% da população contra poliomielite e sarampo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A ocorrência de casos de sarampo importados de outros países (Venezuela) em que a interrupção da transmissão já foi alcançada, constitui um evento que põe em risco o processo de certificação da eliminação da doença no Brasil. Isso demonstra a necessidade da realização de campanhas de vacinas indiscriminadas para as crianças menores de cinco anos, objetivando a manutenção da eliminação do sarampo e poliomielite.

Esclarecemos que para a população acima de 05 anos de idade, adultos jovens e adultos até 49 anos, NÃO HAVERÁ CAMPANHA indiscriminada de vacina, devido a adulta já possuir, na sua maioria, imunidade natural para o sarampo, o que inviabiliza vacinação em massa neste momento. A prioridade é proteger quem necessita de imunidade, ou seja, as crianças de de Vargem Alta de 1 ano à menores de 5 anos. A população acima de 05 anos será vacinada SELETIVAMENTE durante o ano de 2018, na rotina das ações de imunização nas comunidades pelas equipes de ESF local e sala de vacina. Os agentes Comunitários de Saúde (ACS) percorrerão as residências da sua área de abrangência, realizando busca ativa e avaliação dos cartões de vacina. Caso seja detectado indivíduos não vacinados até 49 anos, estes serão encaminhados para imunização seletiva nas unidades de saúde e equipes de ESF local.