Projeto Você Sabia? - Dados da Secretaria Municipal de Saúde

27 de agosto de 2018 às 00h00.

Nesta semana, a escolhida para participar do Projeto “Você Sabia?”, foi a Secretaria de Saúde do município.

Você sabe quantas consultas são marcadas?

Nossa secretaria, atendendo a demanda da população no ano de 2017 e 2018, marcou-se mais de 6.600 consultas com profissionais de áreas distintas.  O destaque do ano passado foram os médicos cardiologista, dermatologista e oftalmologista. No ano atual, além dos profissionais realces de 2017, também tiveram ênfase otorrinolaringologista, endocrinologista e dentista.

E os exames?

Os exames também não ficaram para trás, somando o ano de 2017 com o de 2018 já foram marcados 3.290 exames via Sistema de Centrais de Regulação (SISREG), sistema o qual permite o controle e regulação dos recursos hospitalares e ambulatoriais especializados no nível Municipal, Estadual ou Regional. Ainda, se preocupando com a saúde das mulheres vargem altenses, entre todos, o número de mamografias marcadas foi o maioral, cerca de 338 mulheres acima de 50 anos tiveram a chance de descobrir se tinham ou não possíveis nódulos no tecido mamário, pois , esta doença quanto mais cedo for descoberta, maior será a chance de curá-la. No ano de 2018, o exame mais procurado foi o de radiodiagnostico, este busca de uma maneira menos invasiva possível, uma imagem nítida do interior do corpo humano.

Existe exame via convênios?

O município também faz exames via consórcio do CIM Polo Sul, com a junção do ano passado e deste ano, totalizam-se 34.468 exames marcados em diversas áreas, se destacando, entre todos, os exames laborais.

A população consome quantas cápsulas de remédio?

A Secretaria de Saúde também se superou no quesito remédios, até julho deste ano foram consumidos pela população 1.254.017 cápsulas de medicamentos. O mais consumido foi Omeprazol 20 mg, sendo disponibilizado 96.720 cápsulas para os munícipes, atuando no tratamento de úlceras pépticas e benignas. Em segundo lugar encontra-se o hidroclorotiazida 25 mg, utilizado para tratamento de pressão arterial, com 76.236 cápsulas distribuídas. Na terceira posição encontra-se o metformina 850 mg, com 70.799 cápsulas consumidas, sendo este utilizado no tratamento de diabetes.

Como e onde são utilizados os veículos da Secretaria de Saúde?

Os veículos da Secretaria de Saúde são de grande importância para o atendimento à população.  A somatória do ano de 2017 com o de 2018, resultou-se em 11.810 pacientes atendidos em lugares fora do município. Para atender a demanda da população, tal Secretaria já realizou até mesmo várias viagens fora do estado do Espírito Santo.

E os pacientes que precisam ser transportados para hemodiálise?

Com grande orgulho, se preocupando com os pacientes que necessitam do tratamento de hemodiálise, sendo este um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer, existe um veículo disponível semanalmente para levar estes que necessitam deste tratamento para Cachoeiro de Itapemirim, preservando, desse modo, a função de uma eficiente secretaria de saúde.