Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra Raiva ocorre neste sábado (22), em Vargem Alta

20 de setembro de 2018 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta, através da Vigilância em Saúde Municipal, promove no próximo sábado, dia 22 de setembro o Dia “D” da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina em nosso município, sendo esta também, a data de abertura da campanha no ano de 2018. A ação de 08:00 às 15:00 horas, ao lado da Capela Mortuária na sede do município, próximo ao Pronto Atendimento Municipal.

A população deve trazer seus animais, e para aqueles animais já vacinados anteriormente, é importante que o proprietário traga também o cartão de vacinação de seu animal, sendo este um documento comprobatório que assegura o cuidado com seu animal e a responsabilidade para com a sociedade.

A raiva é uma doença potencialmente transmissível do animal contaminado para o ser humano, sendo transmitida principalmente através da mordedura, arranhadura e até mesmo, lambedura dos animais infectados.

A melhor maneira de se evitar a transmissão e propagação da doença é a vacinação, que é disponibilizada gratuitamente a população, bastando trazer seu cão ou gato ao local indicado.

Serviço:

Dia “D” da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina

Local: Entorno da Capela Mortuária, próximo ao Pronto Atendimento Municipal, na sede do município.

Dia: 22 de setembro de 2018.

Horário: 08:00 às 15:00 horas.

Informações Úteis

• O animal deve possuir mais de 03 (três) meses de idade;
  • O animal deve estar em boas condições de saúde;
  • O animal deve ser alimentado normalmente antes e depois da vacinação;
  • O animal deve ser conduzido por pessoas com idade e porte adequados ao manejo e contenção do animal;
  • Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira adequada a seu porte;

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

• Lavar o ferimento com água e sabão, bem como procura a Unidade Básica de Saúde de seu território para devidas orientações e encaminhamentos;
  • Se animal conhecido, observa-lo por 10 (dez) dias, mantendo-o bem tratado e informando a Vigilância em Saúde Municipal se houver qualquer alteração de comportamento, adoecimento ou desaparecimento.

Para maiores informações, entrar em contato com a Vigilância em Saúde do Município através do telefone (28) 3528-1123 ou ainda pelo e-mail: [email protected].