Secretaria de Educação avalia Plano Municipal de Educação 2015-2025

03 de outubro de 2018 às 00h00.

Um grande movimento nacional está em curso para que o Plano Nacional de Educação (PNE) se concretize e para essa concretização, os municípios também tiveram que elaborar seu plano. Em Vargem Alta, essa ação ocorreu nos anos de 2008 e 2015, culminando com a aprovação, na  Câmara Municipal  do 2º  Plano Municipal de Educação - PME,  Lei nº  1114 de 23 de junho de 2015.

Para a avaliação e monitoramento do plano, segmentos de diversas instâncias, precisam, de forma contínua  avaliar as metas postas, levantando avanços e desafios para a execução dessas metas. Para essa ação, o prefeito municipal, João Chrisóstomo Altoé, por meio do  Decreto nº 3835, de 14 de agosto de 2018, nomeou  a Comissão e Equipe Técnica  responsáveis por esse monitoramento.

Desse modo, visando melhorar a qualidade técnica do diagnóstico, de ampliar a participação social e de qualificar ano a ano a execução das metas, aconteceu no Polo da UAB, no dia 25 de setembro de 2018, a 1ª Reunião com a comissão de monitoramento e avaliação do PME 2015-2025, estando presente a secretária municipal de educação, a Srª Maria Ernesta Zanette e  as diversas  representatividades.

Esta  ação é entendida como exercício contínuo de aproximação da gestão ao desejo da sociedade por meio de  um trabalho coletivo e democrático do qual  o estudante é o grande beneficiado. Pois, a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da educação nacional são desafios que exigem ações articuladas  e a avaliação periódica do Plano Municipal de Educação - PME, é fundamental. Essa ação já é uma prévia preparatória para a 1ª Oficina de Monitoramento e Avaliação do PME que acontecerá no dia 8 de outubro com a Técnica Pedagógica da SEDU/ES visando preparar a Comissão para essa ação tão importante para a educação do município de Vargem Alta.