Pluviômetro automático ajuda Vargem Alta a monitorar desastres naturais

A Defesa Civil de Vargem Alta recebeu nesta terça feira (9), os técnicos da Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que instalaram no Parque de Exposições Lair Alvarenga, um pluviômetro automático.

O equipamento chega ao município para auxiliar no monitoramento e controle da quantidade de chuvas que caem no município serrano. Os dados são repassados por meio de satélite para a central, que analisa os dados na hora da precipitação.

“Um equipamento de suma importância para a cidade, pois agora poderemos saber a quantidade de chuva, a precipitação, como está realmente a nossa região”, informou a Defesa Civil Municipal.

O que são os pluviômetros automáticos

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

 

Data de Publicação: terça-feira, 09 de outubro de 2018

ACOMPANHE A PREFEITURA

Endereço:
Rua Zildio Moschen, n° 22 - Centro - Vargem Alta/ES - CEP: 29295-000

Telefone: (28) 3528-1900
E-mail: contato@vargemalta.es.gov.br

Atendimento ao público:
Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00