Outubro Rosa com programação em Vargem Alta

22 de outubro de 2018 às 00h00.

A Prefeitura de Vargem Alta, através da Secretaria de Saúde e equipes da Estratégia de Saúde da Família  (ESF) promovem o “Saúde sobre Rodas”. O evento conta com a parceria da Frente Nacional de Combate ao Câncer e é direcionado a todas as mulheres, em alusão a Campanha do Outubro Rosa, que busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade da mulher em buscar a prevenção ao câncer de mama.

Diversas ações de saúde acontecerão na Praça Alberto do Carmo, no Centro de Vargem Alta, no próximo dia 26, com início as 9 da manhã até as 3 da tarde. Haverá palestras motivacionais, solicitação de mamografias, coleta e agendamento de preventivos, testes rápidos de glicose e DSTS, aferição de pressão, sorteio de brindes e show musical com Ronei Silveira.

Para a marcação das mamografias são necessárias cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como histórico familiar da doença, idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária), menstruação precoce, menopausa tardia, colesterol alto, dentre outros. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma.

O nódulo não é o único sintoma, existem outros, tais como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada como casca de laranja e em estágios mais avançados, podem surgir feridas nas mamas.

Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado. Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso.

Mulher, participe, fale sobre o assunto, previna-se.