Com o objetivo de aprofundar os estudos realizados por meio da Formação Currículo do Espírito Santo promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta (SEME) em parceria com o Governo do Estado do Espírito do Santo (SEDU), a SEME vem acompanhando durante o ano letivo, as atividades desenvolvidas pelas escolas da rede articuladas ao processo formador.
O Módulo II e o Módulo III da mencionada formação abordaram questões relativas à transição dos alunos de uma etapa para outra e buscaram refletir de que modo essas questões estão presentes no Plano de Ensino elaborado para cada etapa e modalidade de ensino.
Nesse contexto, buscando um diálogo constante com o processo de formação, o Centro Municipal de Educação Infantil “Assumpta Altoé Milaneze” desenvolveu ao longo do ano letivo, algumas atividades com vistas a minimizar os impactos sofridos pelas crianças que, ao completarem a fase da Educação Infantil, são matriculadas, em sua maioria, na Escola Municipal de Educação Básica “Pedro Milaneze Altoé”.
A primeira atividade aconteceu no mês de abril de 2019, onde ao trabalhar o conteúdo “ambientes escolares”, cerca de 52 crianças que estudam no Infantil VI CMEI “Assumpta Altoé Milaneze”, realizaram uma visita na EMEB “Pedro Milaneze Altoé” com intuito de conhecer o espaço físico da escola, os ambientes onde se desenvolviam as atividades educativas, assim como conhecer os profissionais da escola e dialogar sobre as rotinas que enfrentarão no próximo ano.
Neste mês de novembro, encerra-se esse curso de formação, o CMEI “Assumpta Altoé Milaneze”, finalizou a atividade iniciada em abril, convidando os pais dos alunos do Infantil VI para uma tarde de bate-papo na escola e, juntamente com profissionais da EMEB “Pedro Milaneze Altoé”, apresentou os resultados dessa atividade desenvolvida pelas crianças, oportunizando um espaço tempo na escola de trocas de ideias, de diálogos e, principalmente, uma oportunidade para os pais sanar quaisquer dúvidas que tenham nesse momento de transição de etapas e escolas.
O partir de 2020 será implementado o currículo do Espírito Santo e a formação contribuiu de forma significativa para as escolas construírem momentos de reflexão e diálogo sobre as mudanças em curso. Para além disso, foi possível ainda, o estabelecimento de ações e práticas que objetivaram o diálogo entre escolas e famílias, entre escola e comunidade, assim como entre as escolas que vivenciam as transições de etapas.
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