A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), estão promovendo o cadastro de artesão para emissão de novas carteiras e também para renovação, para aqueles que trabalham com artesanato no município.
O objetivo da ação, tem o intuito de organizar e profissionalizar os artesãos de Vargem Alta.
Além da Aderes, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério da Ação Social e o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), são importantes órgãos de gestão responsáveis por legitimar este trabalho.
Para a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, este trabalho permitirá auxiliar os profissionais artesãos do município, de forma gratuita, a renovação seus cadastros e eventualmente buscar novos profissionais e legalizá-los. “É importante a legalização do trabalho do artesão, e o CRAS dará toda comodidade e mais praticidade para esses profissionais, coletando os dados para renovar e efetuar novos cadastros dos profissionais no município”, afirmou a secretária.
As informações coletadas serão encaminhadas para agência Aderes para serem inseridas no Sicab, onde em conjunto confeccionarão as Carteiras do Artesão, após confeccionas as carteiras voltarão para o CRAS para serem entregues aos artesãos, e como consequência promovendo valor ao trabalho artesanal.
Principais benefícios em fazer a Carteira Nacional do Artesão:
• Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais;
• Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato;
• Acesso a incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados);
• Isenção do ICMS na comercialização dos produtos;
• Facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais);
• Acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA);
• Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (28) 99949-4017, ou procurar o CRAS de 07 as 12 horas, no endereço Rua Nicolau Monteiro, s/n – Centro.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais