A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão ofertando curso de tratorista para operação e manutenção de trator agrícola.
Esse curso que acontecerá entre os dias 15 a 19 de março, tem carga horária de 40 horas, que será dividida em 8 horas por dia. O objetivo é de aprimorar aquelas pessoas que já trabalham com trator agrícola, ou que já operam, de alguma maneira, mesmo que semi profissionalmente este tipo de máquina. É condicionante dos cursos do Senar, que o aluno tem acima de 18 anos.
O número de vagas foi reduzido devido a pandemia. A turma será formada entre seis e oito alunos, por conta do distanciamento social e pelas exigências do órgão de controle do combate a Covid-19.
“A capacitação tem o objetivo de aprimorar cada vez mais o conhecimento e levar tecnologia e informação para as propriedades rurais. E nesse caso é um curso muito especial, pois quando a gente lida com o uso de equipamentos você começa também a lidar com a segurança do trabalho. E o Ministério do Trabalho e a Secretaria do Trabalho Emprego preconiza que o Senar, no setor rural, capacite os operadores de máquinas e equipamentos, assim como a aplicação de defensivos e operacionalização de motosserras, porque são equipamentos que podem de alguma maneira causar, se mal uso, algum dano ao trabalhador ou ao próprio produtor”, disse o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.
É importante o treinamento e capacitação antes da operação de uma máquina, para que se possa operacionalizar com segurança no seu manuseio e de forma correta de utilização, para que que não coloque em risco a vida de quem opera e para que haja melhor aproveitamento do equipamento, causando menos prejuízo para o produtor e para manutenção.
“É um curso completo. A pessoa vai aprender a fazer as funções e operação do trator e aplicações básicas de mecânica e manutenção. Vale a pena participar”, afirmou o secretário municipal de agricultura”, Ozeas Pasti.
As inscrições estão sendo realizadas na secretaria de agricultura, no horária de 12 às 17 horas. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (28) 528-1406 ou (28) 99935-7342.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais