Escolas do Campo de Vargem Alta alcançam 100% dos alunos remotos na entrega e devolução das atividades complementares

13 de julho de 2021 às 08h00.

Com a pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta realizou vários ajustes e estratégias para que os prejuízos pedagógicos devido a necessidade do isolamento social fossem minimizados. Uma dessas importantes estratégias é a entrega das Atividades Complementares de Apoio Pedagógico (ACAP) - material impresso -, entre outros recursos, às famílias. Após orientações dos professores via WhatsApp e momentos presenciais com agendamento para tirar dúvidas, entre outras ações, as mesmas devem ser devolvidas conforme calendário de devolução feito pela instituição para que seja feito a correção e posteriormente a refacção e a consolidação das habilidades que se mostraram comprometidas por meio de novas estratégias.

Desse modo a resposta dada pelas famílias aos professores e à Secretaria Municipal de Educação tem sido muito positiva, já que neste 1º semestre, repetindo o ocorrido em 2020, as oito Escolas do Campo de 1º ao 5º ano apresentaram um resultado de 100% na devolução das ACAPs, evidenciando o comprometimento das famílias e o reconhecimento do trabalho dos professores.

Ao final de maio, o município saiu do risco extremo para a covid-19 e com isso as aulas presenciais puderam ser retomadas a partir de um planejamento em que todos os protocolos de segurança fossem garantidos, sendo que a opção para esse retorno presencial é da família. De acordo com o levantamento feito, até a presente data, dos 183 alunos matriculados, 142 alunos estão frequentando a escola, ou seja, 78% das famílias, confiam a educação de seus filhos às escolas municipais, mais uma vitória a ser celebrada, apesar dos desafios.

A Secretaria Municipal de Educação por meio desta nota parabeniza os professores, os familiares e os alunos por mais esta conquista, resultado conquistado como fruto do esforço, do comprometimento e da integração escola e família.

Assim, diante dos inúmeros desafios decorrentes da pandemia da covid-19, celebrar conquistas, reconhecer e valorizar ações de combate ao absenteísmo são estratégias para fortalecer as ações da rede municipal de ensino de Vargem Alta no cenário das políticas públicas.