Comissão Julgadora Municipal de Vargem Alta conclui avaliação e seleção dos Relatos de Práticas dos Professores que irão concorrer na Etapa Estadual da Olímpiada de Língua Portuguesa 7ª Edição 2021

08 de setembro de 2021 às 00h00.

A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece a cada dois anos em todo o Brasil, e tem como objetivo, além de contribuir para a formação de alunos escritores, o reconhecimento do trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

A adesão foi feita por Secretários de Educação de Estados e Municípios até o dia 20 de maio, ficando a critério das escolas a opção de participar com trabalhos com os alunos das séries/anos e gêneros indicados, de acordo com o regulamento. Em todas as edições o tema é “O lugar onde vivo”, visto sob a perspectiva e olhares dos alunos, que se voltam para o lugar onde vivem para dele fazer suas leituras e escrevê-las considerando o gênero que é para sua série/ano, assim distribuídos: Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio.

O prazo para o término dos trabalhos ocorreu em 05 de agosto, quando as Escolas participantes (rede estadual e municipal) criaram suas comissões, as quais embasadas nos critérios definidos pela OLP, avaliaram os trabalhos do seu município postados no site www.escrevendoofuturo.org.br, e selecionaram apenas 01 (um) trabalho em cada gênero para concorrer na Etapa Estadual, que acontece em setembro.

A fim de coordenar os trabalhos da OLP, a Secretária Municipal de Educação, Michele Sampaio, indicou a pedagoga da SEME, Clemilda da Penha Bergamin Athayde de Souza, que em 26 de agosto de 2021, junto à Comissão Julgadora Municipal composta por Cleyde Maria Marin, Néia Gava Rocha e Janete Vilela da Paschoa, concluiu os trabalhos de avaliação e seleção dos trabalhos que concorrerão na Etapa Estadual.

Em 2021, a 7ª Edição da OLP trouxe uma série de mudanças em relação aos anos anteriores. A mais significativa foi o fato de a seleção não ser feita apenas a partir dos textos dos alunos, mas sim a partir do Relato de Prática do professor, que detalhou seu planejamento e suas intervenções para chegar ao trabalho final dos alunos. A outra mudança é que os 02 textos enviados/documentários, representam o resultado do trabalho da turma e assim sendo, caso o professor alcance a Etapa Nacional, a turma toda será convidada e premiada.

Insta salientar que devido à pandemia, o modelo híbrido com revezamento, ou aulas totalmente remotas, foi um complicador para a realização das atividades, mas não impediu que fosse realizado com dedicação dos envolvidos. Fato que a Secretaria Municipal de Educação reconhece e valoriza o empenho dos professores e equipe escolar que contribuíram para mais esse importante trabalho.

Dentre as ações de valorização, a SEME emitirá uma certificação para todos os professores da rede que concluíram os trabalhos, independente de terem sido selecionados para a Etapa Estadual, em reconhecimento aos esforços dedicados e a persistência apesar das inúmeras dificuldades. A todos, nossa gratidão e parabéns, especialmente porque trabalhar com as crianças e os jovens “O lugar onde vivo”, além de contribuir para a formação de uma cidadania plena, motiva-os a realizarem intervenções, a terem protagonismo para tornar o município, a sua comunidade, um lugar ainda melhor.

Objetivando maior visibilidade aos autores dos trabalhos finalistas, segue abaixo os Relatos de Práticas selecionados para concorrer à Etapa Estadual.

Poema

Professor(a): Juliana Jerônimo Miez

Aluna representativa da  turma: Júlia de Fátima Bergamin Denadai

Artigo de opinião

Título do relato: Percurso de sucesso
Escola: EEEFM PRESIDENTE LUEBKE
INEP: 32058918
Diretor(a): Diego Armando Vargas Costa
Professor(a): Gláucia Donna Cardoso

Alunos representativos da turma: Luiz Felipe Destefani da Silva; e Magno Alvarenga Couto (foto que ele está sozinho)

O nosso parabéns mais uma vez!