3º Festival de Capoeira de Vargem Alta ocorre neste sábado (18)

3º Festival de Capoeira de Vargem Alta ocorrerá no próximo sábado (18), no Montanhês Clube, na sede do município. O evento visa a promoção da atividade da capoeira de forma lúdica e a participação da comunidade capoeirista e não capoeirista do município, de acordo com o Mestre Bruno Barbicha, organizador do festival.

Todos os anos a Associação Cultural Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul realiza apresentações culturais durante o evento, sempre com oficinas e formações para os capoeiristas e atividades envolvendo a comunidade local não praticante de capoeira.

Este ano a novidade é a oficina de Berimbal, que terá 20 vagas para os interessados aprenderem as técnicas do instrumento. As vagas para a oficina foram ofertadas ao Conselho de Cultura e ao Polo de Turismo do município e não são exclusivas para capoeiristas.

Durante o festival, os alunos do projeto farão apresentações de seus conhecimentos adquiridos além de uma apresentação cultural, tudo respeitando os protocolos de combate a disseminação do coronavírus.

Filhos da Princesa do Sul

A Associação Cultural Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul está em atividade há 43 anos, sendo fundada em 20 de novembro de 1979, em Cachoeiro de Itapemirim, e se ramificou por todo o sul do Espírito Santo levando a cultura da capoeira.

Quem começou este trabalho pioneiro em Vargem Alta, no Montanhês Clube e na comunidade Quilombola de Pedra Branca, foi o Mestre Volmir, falecido há quatro anos. Volmir foi quem formou Bruno como Mestre e hoje ele dá continuidade ao projeto.

Mestre Bruno é advogado e pratica capoeira há 30 anos, sendo pertencente a terceira geração dos Filhos da Princesa do Sul Grupo.

Serviço:

3º Festival de Capoeira de Vargem Alta

Local: Montanhês Clube de VArgem Alta ES

13h30 Oficina de fabricação de Berimbal com Mestrando Negão (20 vagas)

15h30 Apresentações culturais com alunos do projeto

16h00 Tradicional Roda de Capoeira e apresentação dos convidados