EMEB “Pedro Milaneze Altoé” faz o lançamento oficial do hino da escola

23 de setembro de 2021 às 00h00.

A Escola Municipal de Educação Básica “Pedro Milaneze Altoé” fez, no último dia 21 de setembro de 2021, o lançamento do hino oficial da escola. A criação do hino surge a partir de um projeto realizado pela escola, nos anos de 2019 e 2020, com as turmas de  6 º ao 9º ano, coordenados pelas professoras de Língua Portuguesa da escola, que se constituiu na realização de um concurso entre os alunos para a escrita da letra do hino.

Com vistas a garantir a imparcialidade da escolha, a escola montou comissões internas e recebeu as propostas dos alunos sem a indicação de autoria dos mesmos. Escolheu-se primeiro as propostas apresentadas pelos alunos de cada turma até que se chegou na escolha numa proposta final.

A letra vencedora do concurso foi escrita pelo aluno Guilherme Vanini Felippe, que estava no 6º ano quando o projeto começou a ser desenvolvido pela instituição de ensino. Após a escolha da letra, a escola buscou apoio para produção musical, criação da melodia e gravação da música, que passou a compor o conjunto do hino oficial da escola. Para documentar a produção do hino, a escola procurou a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Escola de Música, e fez o registro oficial do hino.

Neste ano, com o retorno das aulas presenciais, a escola desenvolveu atividades com os alunos a partir da letra do hino e, para abrilhantar ainda mais o projeto, na manhã do dia 21 de setembro, a escola organizou junto com a equipe de professores, os alunos e o produtor musical, o lançamento oficial do hino, onde todos ouviram pela primeira vez sendo tocado.

Segundo o diretor da escola, Flávio Barbosa, a escola mantém a tradição de cantar os hinos oficiais com os alunos toda semana e que há um revezamento, numa semana é cantado o hino nacional, na outra, o hino do Município de Vargem Alta e, a partir de agora, será cantado também o hino da Escola Pedro Milaneze Altoé.

Estiveram presentes no lançamento, o prefeito municipal, Elieser Rabello, o vice-prefeito, Alan Altoé, a secretária municipal de Educação, Michele Sampaio e os vereadores, Walace Pizetta e Ikinho Fávero.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio desta nota, parabeniza a escola Pedro Milaneze pela realização do projeto e se coloca à disposição para apoiar essa e outras propostas pedagógicas que tenham como foco a valorização do nosso município, da nossa história e geografia, porque entendemos que ações como essas, empoderam nossas escolas, potencializam a aprendizagem dos alunos e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento humano dos nossos munícipes.

Confira o hino da EMEB Pedro Milaneze Altoé:

Autores: Guilherme Vanini Felippe (letra) / Fernando Destefanni Zucolotto (música)

Com um sonho de um homem

Que em nossa amada terra chegou

Eis que surge uma pequena escola

Da qual seu nome levou

Orgulhosos hoje vemos

No que ela se transformou

Pedro Milaneze Altoé

O seu nome eternizou

Pedro Milaneze, orgulho e tradição

Teremos um futuro brilhante