Vargem Alta salta 46 posições em ranking de avaliação de indicadores da Saúde

08 de outubro de 2021 às 00h00.

O município de Vargem Alta tem muito o que comemorar quanto o assunto é Saúde. A cidade saltou 46 posições no ranking do Indicador Sintético Final (ISF), que mede o desempenho de alguns indicadores previstos pelo Ministério da Saúde e qualificam as ações de Saúde da Família e das equipes de Atenção Primária.

O ranking avalia sete indicadores da Saúde que se dividem em quatro ações estratégicas que servem como base para a estruturação de tais indicadores, são elas: pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e tratamento de doenças crônicas.

O município teve uma grande evolução nestes indicadores, saindo da 70ª posição entre os 78 municípios capixabas, com nota 1.98 em dezembro de 2020, para a 57ª posição em maio de 2021, com nota 2,66, e atualmente, segundo o relatório de setembro de 2021, Vargem Alta já figura na 24° posição, com nota 5,84, logo, é nítida a evolução do município, saindo da 70ª posição para a 24ª posição em dois quadrimestres.

Estes indicadores mostram que a Saúde em Vargem Alta, quanto se trata de atenção básica do Programa Saúde da Família (PSF), subiu 46 posições no ranking de qualificação de desempenho das equipes.

O secretário municipal de Saúde, Jhonata Scaramussa, afirma que apesar do município ter avançado 46 posições em apenas oito meses, ainda há muito a melhorar. “Nós temos essa ambição e essa missão de fazer melhorar ainda mais a Saúde em Vargem Alta e estamos trabalhando para isso. São 46 posições em oito meses, tivemos uma evolução muito importante, saímos de uma nota de 1,9 para 5,8, mas estamos trabalhando para figurar entre os melhores municípios do Estado e alcançar maiores notas até o fim deste ano, se Deus quiser”, disse.