Vargem Alta é destaque na cobertura vacinal contra Covid-19

11 de novembro de 2021 às 08h00.

O município de Vargem Alta vem se destacando na vacinação da população contra a Covid-19, na microrregião do Sul do Estado.

O município segue com avanços nos índices de cobertura vacinal. De acordo com a plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado, 92,83% dos vargem-altenses, acima de 18 anos, já receberam a primeira dose da vacina ou dose única, são mais de 16 mil doses aplicadas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma estimativa de 21.778 habitantes.

Os municípios que fazem parte da Microrregião Central Sul são: Apiacá, Atílio Vivacquá, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

O balanço aponta que pelo menos 12 mil pessoas já foram imunizadas com as duas doses da vacina ou a dose única, e quase duas mil doses de reforço foram aplicadas. Vargem Alta é destaque em números na microrregião, e segue com a vacinação ampliada à toda população com idade acima de 12 anos, além da aplicação da dose de reforço para pessoas idosas. A imunização em massa avança com celeridade à medida que as remessas são entregues pelo Ministério da Saúde.

Na cobertura de D2 (segunda dose) acima de 18 anos, a média da microrregião é 74,04%, e do município 77,95%. Em adolescentes, a média da microrregião é 78,32% e a do município 83,87%. E em idosos acima de 60 anos, a média da microrregião é 69,43% e do município 81,19%.

Cabe ressaltar que o município vem diminuindo a cada dia o número de casos ativos. Segundo o último boletim Covid-19, de terça-feira (9), Vargem Alta apresentou apenas seis casos ativos. Até o momento, já foram 7.963 notificações, com 2.724 casos confirmados, 2.641 curados e 47 óbitos.

De acordo com o secretário de Saúde, Jhonata Scaramussa, são dados importantes e que mostram o avanço da vacinação. “Os indicadores estão apontando que o município está avançando cada vez mais, e deste modo são importantes para toda a microrregião, uma vez que a conquista de resultados que permitam a classificação em baixíssimo risco é uma conquista de modo regional, logo, é de suma importância a continuidade das ações e que a população  busque junto as suas Unidades Básicas de Saúde ou Sala de Vacina a completude de seu esquema vacinal com a segunda dose e dose de reforço para os grupos oportunizados e continuem com os cuidados de utilização de máscaras e higienização das mãos e evitar aglomerações”, salienta