Vargem Alta sedia o 3º Seminário Integrador da Escola da Terra Capixaba

23 de novembro de 2021 às 00h00.

Na sexta-feira (19), aconteceu em Vargem Alta, no Sítio Querência, o encerramento das atividades do Aperfeiçoamento da Escola da Terra Capixaba, que está em sua 3ª edição, envolvendo os municípios de Vargem Alta, Piúma e Rio Novo do Sul, com a realização do III Seminário Integrador.

Foram um total de 3 módulos, que aconteceram de forma online e presencial, capacitando os professores das escolas campesinas dos três municípios, envolvendo a temática da educação e povos do campo, valorização dos saberes e fazeres da terra, inclusão, interculturalidade, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na educação do campo.

O assunto principal debatido no encerramento, voltado aos alunos e na educação campesina, por meio da Escola da Terra Capixaba, foi a questão das práticas pedagógicas interdisciplinares. É isso que explica Acilmara Altoé Rabelo, profissional da educação de Vargem Alta e uma das formadoras de base que trabalha no projeto, que é uma iniciativa que envolve os municípios, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Esse curso de aperfeiçoamento vem trazer os princípios da educação do campo com a questão da agroecologia, o direito à terra e o desenvolvimento sustentável, porque o planeta pede socorro e todos nós temos que cuidar do planeta”, explica Alcimara.

Para a secretária municipal de educação de Vargem Alta, Michele de Oliveira Sampaio, "essa formação foi um verdadeiro movimento de resistência, dada as dificuldades encontradas pela realização de uma formação extremamente voltada à reflexão e leitura, debruçada em práticas pedagógicas interdisciplinares, no formato online por conta da Pandemia do Covid-19. Mas, o Polo de Vargem Alta, que foi o único no Estado do Espírito Santo que realizou os três seminários no formato presencial, conseguiu superar as dificuldades, respeitando-se todos os protocolos de segurança, proporcionando momentos produtivos de trocas de práticas e experiências pedagógicas. Destacamos que isso só possível por conta da dedicação dos cursistas, de Vargem Alta e dos outros municípios e do apoio incondicional que as três secretarias de educação de educação deram à formação”, disse.

Durante o evento aconteceram palestras com as professoras da Ufes, a Drª Janinha Jerke, que realizou uma abordagem geral da formação do aperfeiçoamento da escola da terra capixaba: impactos da formação em relação ao currículo, projeto político pedagógico e práticas pedagógicas das escolas do campo. E com a Drª Andréia Weiss que relatou sobre definição e negação e diretrizes curriculares da educação do campo.

Aconteceu também relato de experiência dos cursistas de Rio Novo do Sul com “O Bosque que Fala”, prática intercultural com os alunos da EMEB “Santo Antônio” de Vargem Alta, degustação dos sabores da terra e apresentação cultural do Grupo de Caxambu da Comunidade Quilombola de Pedra Branca.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretária, Michele, e da Formadora de Base, Alcimara, parabenizam à todos e agradecem o apoio e a colaboração de todos os envolvidos.