Representantes de Vargem Alta participam de debate sobre boas práticas em Administração Pública no 24º Fesmad

24 de novembro de 2021 às 00h00.

Na última quinta-feira (18), o secretário municipal de Administração de Vargem Alta, Berg Silva, juntamente com os servidores, Pedro De Angeli e Zelma da Silva Ramos, participaram da 24ª edição do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (FESMAD-ES), realizado no Hotel Bourbon Residence, em Camburi, Vitória, para debater sobre boas práticas em Administração Pública.

O Fesmad visa à integração dos municípios e seus gestores, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos e garantia da efetividade na aplicação dos recursos, fortalecendo valores como a transparência, a ética e o foco da Administração Pública nas necessidades da sociedade.

Para Berg, a participação no fórum é importante para se manter atualizado e em sintonia com os demais municípios, no âmbito da administração pública. “Estamos sempre procurando nos capacitar para melhorar nossa gestão, tendo mais eficiência para o cumprimento das obrigações legais”, afirmou.

O fórum teve palestras com o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, sobre a possibilidade de governo ESG (Environmental, Social, Governance) que é usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança tanto nas corporações como na administração pública. Em seguida o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, Leonardo Felippe, falou sobre “Licitações e Contratos sob a Ótica da Jurisprudência do TCU”.

Outros assuntos como eSocial, sua simplificação e aspectos técnicos, INSS X Atendendo as necessidades dos Municípios, e apresentação do um caso piloto PPP município de Alegre X FINDES, foram debatidos durante o encontro.

O evento contou também com a presença do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon; do representante do Fórum, Luciano Forrechi; do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Domingos Taufner; do conselheiro do Conselho Federal de Administração (CRA), Manoel Carlos; e de diversos secretários municipais de administração.