A Secretaria de Saúde de Vargem Alta faz alerta a população para manter a vacinação em dia, devido ao aumento de casos confirmados de Meningite Meningocócica do tipo C no Estado. Já foram registrados 15 casos, com cinco óbitos no Espírito Santo, entre janeiro e fevereiro de 2022.
Essa quantidade de casos traz preocupação às autoridades de saúde quanto à sua transmissão e possíveis complicações. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que todos fiquem atentos a sintomas que acometem crianças acima de 1 ano de idade e adultos. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, vômito em jato e rigidez da nuca, além de irritação meníngea, convulsões e/ou manchas vermelhas pelo corpo.
A meningite do tipo C e outros tipos da doença podem ser prevenidas com vacina. O Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente conta com duas vacinas no calendário de vacinação de rotina que protege contra a doença: Meningocóccica C para crianças menores de 5 anos e Meningocóccica ACMWY para adolescentes de 11 e 12 anos. Essas vacinas podem ser encontradas na Sala de Vacina, na Unidade Básica de Saúde da Sede do município, em seu horário de atendimento.
O alerta é para crianças de 3 meses a 11 anos de idade. A vacinação contra a meningite C faz parte do calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com duas doses aos 3 e 5 meses de idade e o reforço aos 12 meses. Aos 11 anos de idade, o adolescente faz jus a receber a Meningite ACWY. Portanto, todas as crianças na faixa etária acima precisam de ser avaliadas em relação a esta importante vacina.
É muito importante que pais e responsáveis mantenham o Cartão de Vacinação de seus filhos em dia. Levem suas crianças e adolescentes à sala de vacina, para conferência e atualização da caderneta de vacina.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais