Secretaria de Meio Ambiente participa do 1º Seminário de Conservação da abelha Uruçu-capixaba 

23 de maio de 2022 às 12h43.

O secretário de Meio Ambiente de Vargem Alta, Helimar Rabello, participou do 1º Seminário de Conservação da Uruçu-capixaba, no Centro de Desenvolvimento Guaçu-Virá, em Venda Nova do Imigrante, que teve como objetivo discutir os principais desafios e oportunidades para a conservação desta abelha, endêmica das montanhas capixabas e atualmente ameaçada de extinção.

O Seminário ocorreu na última quinta-feira, 19 de maio, e contou as compresenças das secretarias de Meio Ambiente de Vargem Alta, Castelo, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.

O evento é uma das ações do Programa de Conservação Uruçu-capixaba, uma iniciativa pioneira que pretende determinar genótipos prioritários e métodos de manejo para a multiplicação efetiva de colônias da uruçu-capixaba e sua posterior reintrodução na natureza, em árvores protegidas nos Parques Estaduais de Pedra Azul, Forno Grande e Reserva Ambiental Águia Branca.

De acordo com o coordenador do programa, professor Helder Canto Resende, da Universidade Federal de Viçosa, desde 2007, diversas ações têm sido realizadas em prol da conservação da Melipona capixaba.

"Considero o momento atual como estratégico para unir forças e formar uma rede de colaboradores, unindo o poder público, instituições de pesquisa, Unidades de Conservação, Centros de Educação Ambiental, Escolas, Meliponicultores e a comunidade, todos pela conservação dessa abelha, um patrimônio natural das montanhas capixabas.

Nesse sentido, pretendemos elaborar o Plano de Ação Estadual para a Conservação da Uruçu-capixaba, integrando ações com o Plano de Ação Nacional de Conservação dos Insetos Polinizadores. Nesse Plano, vamos identificar as principais ações e traçar estratégias de conservação, designando articuladores e responsabilidades para o efetivo sucesso do programa de conservação da uruçu-capixaba.

Acompanhe os trabalhos de conservação da uruçu-capixaba em @pc.urucucapixaba.

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Whatsapp

Atendimento ao Público

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00

Telefone

Telefone(s): (28) 3528-1900

Endereço

Endereço: R. Ver. Pedro Israel David - Vargem Alta - CEP 29.295-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vargem Alta. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.