A Prefeitura de Vargem Alta vem mantendo o diálogo com as comunidades a fim de ouvir as demandas locais e apresentar os projetos desenvolvidos para a sociedade civil em cada localidade.
Na noite desta segunda-feira (23), foi a vez dos moradores do distrito de Jaciguá receberem o prefeito Elieser Rabelo, o vice-prefeito Alan Altoé, os secretários de Administração, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Finanças, de Gabinete e de Saúde, respectivamente, Berg Silva, Camila Lorenzoni, Thadeu Orletti, Eliane Turini e Jhonata Scaramussa, a controladora geral do município, Daniela Balbino Ferraço, e o vereador Almezindo Betini representando a Câmara Municipal.
A reunião ocorreu no salão comunitário e contou com a presença de aproximadamente 100 moradores da localidade.
O prefeito Elieser Rabello deu início ao encontro falando das realizações da atual gestão, sobre obras em andamento, novos serviços oferecidos à população e sobre investimentos da Prefeitura.
Rabello destacou a parceria com o Governo do Estado e com diversos parlamentares federais e estaduais, que estão auxiliando o desenvolvimento do município de Vargem Alta através do encaminhamento de recursos e equipamentos.
Agricultura
O prefeito explicou aos presentes que as máquinas da Prefeitura estavam há quase seis meses atendendo emergências, mas agora o maquinário está exclusivamente atendendo os produtores rurais em apoio a colheita do café.
Segundo Rabello, a perspectiva é que até junho a Prefeitura dispense os equipamentos contratados e passe a trabalhar com maquinário próprio, doados pelo Governo do Estado e adquiridos por emendas de parlamentares.
Saneamento básico
Ao ser questionado sobre a possibilidade da construção de uma rede de coleta e tratamento de esgoto no distrito, o prefeito Elieser Rabello falou do programa Probacias, que está instalando biodigestores na cabeceira do Rio Novo e que vai refletir na qualidade da água do rio que corta o distrito. Elieser disse, ainda, que há projeto de instalação de biodigestores no núcleo urbano do município.
Sobre a construção de um sistema de coleta e tratamento de esgoto, o prefeito falou que por enquanto é difícil realizar tal obra, por causa dos custos de tal investimento, e com o fim da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), ficou mais difícil para os municípios arcarem com esse investimento. O prefeito informou que está buscando parceiras, mas esbarra na dificuldade de terceirização do serviço em municípios pequenos.
Elieser afirmou que a Prefeitura está trabalhando de acordo com o Marco Regulatório do Saneamento, que tem como objetivo universalizar e qualificar a prestação dos serviços, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto, até 2033.
Coleta seletiva de lixo
Os moradores disseram ter interesse em um serviço de coleta seletiva de lixo na comunidade, e o prefeito informou aos presentes que a Prefeitura está trabalhando junto com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), para elaboração de um projeto para a criação de uma cooperativa local para realização deste serviço, deixando as ruas da cidade mais limpas enquanto gera emprego e renda.
Reforma de Ponte
A comunidade solicitou a reforma da ponte que fica sob a antiga ponte de ferro, que sofreu avarias na enchente de 2020, e foram informados que o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) está realizando uma licitação para obras de melhorias em toda a via que liga Jaciguá até Boa Esperança.
Iluminação Pública
Sobre iluminação pública, o prefeito informou aos presentes que a Prefeitura foi contemplada por um Edital da EDP e vai investir R$ 1,1 milhão na troca de iluminação da sede do município por lâmpadas de led, gerando uma economia de mais de 30% aos cofres públicos. Segundo Elieser, essa economia possibilitará expandir a rede de iluminação às comunidades que ainda não contam com este serviço, reutilizando as lâmpadas que serão substituídas na sede para utilização na iluminação rural.
Serviços hora-máquina
O prefeito informou que os produtores da região interessados em serviços hora-máquina para carreamento de lavoura, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura com o Talão do Produtor Rural que contenha notas de 2019 em diante para a checagem dos dados e receber um recibo mostrando estar apto para o agendamento do serviço.
Após a realização do serviço, o produtor deverá retornar à Secretaria para pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), com as exatas horas trabalhadas em sua propriedade. Os produtores terão sete (07) dias úteis para pagar a DAM.
A Secretaria de Agricultura se localiza em cima da Rodoviária, na rua Willian Rose, na sede do município, e funciona de 12h00 às 17h00.
No momento as máquinas só farão serviços de carreador nas lavouras, mas depois de junho vão atender outras demandas dos produtores.
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