Nesta terça-feira (24), o município de Vargem Alta deu início a construção de uma barraginha e de 16 caixas secas, no âmbito do Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (PROBACIAS).
A construção ocorreu em uma propriedade na comunidade de São Benedito, na região de Guiomar, no interior do município, e contou com assessoria e supervisão de técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Secretaria de Agricultura de Vargem Alta e da Defesa Civil Municipal.
A execução do serviço é realizada com mão de obra da Prefeitura de Vargem Alta e com equipamentos doados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O proprietário do terreno onde a obra é executada fica responsável pela manutenção da área pelo período mínimo de três anos, devendo autorizar vistorias pré-agendadas pela Secretaria de Agricultura de Vargem Alta e demais parceiros do PROBACIAS.
Barraginhas
As barraginhas são pequenos reservatórios que possuem a forma de bacia, construídos em uma área escavada e tem como principal função a contenção das enxurradas, por meio da coleta da água que escoa em excesso em propriedades rurais ou estradas vicinais, permitindo a rápida infiltração da água no solo, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservando o solo e aumentando a sustentabilidade hídrica da região.
Caixas secas
As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas da chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva.
Probacias
O Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias) apresenta como áreas de atuação as bacias hidrográficas do Rio Itapemirim e do Rio Novo, com ações em três municípios, sendo: microbacias do Córrego Bom Destino – Distrito de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), do Córrego São Domingos (Muqui) e do Córregos Vargem Grande - Richmond e Rio Novo - Guiomar (Vargem Alta).
O Probacias Sul I é gerenciado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), e conta com diversos parceiros para o fortalecimento de suas ações. Compõem o arranjo interinstitucional do Programa: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF) e os entes municipais contemplados: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.
O projeto consiste em ações voltadas ao saneamento básico rural, especificamente tratamento de efluentes sanitários rurais, e de controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de até 600 propriedades rurais, conforme adesão dos produtores ao projeto, potencializando assim, benefícios diretos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população que mora na área de abrangência do programa.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais