Assistência Social de Vargem Alta participa do 3º Workshop do Programa Estadual da Primeira Infância Capixaba

06 de junho de 2022 às 00h00.

Entre os dias 01 a 03 de junho, aconteceu o 3º Workshop do Programa Estadual da Primeira Infância Capixaba, realizado em Praia Grande, na Serra, evento voltado para as equipes municipais, que busca aprofundar o debate sobre o desenvolvimento infantil por meio do diálogo, trocas e palestras, além proporcionar um espaço de promoção e divulgação de ações e trabalhos desenvolvido pelos municípios, no âmbito da primeira infância.

Representaram Vargem Alta a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, a gerente do CRAS, Mariana Abílio Miquelin, a coordenadora do programa, Alcione do Nascimento, a supervisora, Tamara Costabeber Silva Nespoli, a assistente social, Ana Paula Valeriano, e as visitadoras do programa criança feliz, Dervaniete Menassa Lopes Gomes, Lavinia Neves Vicente, Gabrieli Da Silva Carvalho e Adrieli Machado de Oliveira.

A exemplo do Estado, o município vem avançando nas políticas voltadas para a primeira infância. Vargem Alta criou recentemente a lei municipal da Primeira Infância e a partir da participação neste evento, irá elaborar o plano municipal.

Na fala de abertura do workshop, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, reafirmou a importância da primeira infância como base de uma política pública.

“A pobreza é também a consequência da falta de oportunidade e do acesso aos direitos básicos. A erradicação da pobreza é um dos principais desafios históricos do nosso País e tenho a convicção de que só conseguiremos romper com esse processo se fizermos isso em uma geração. Garantir acesso e oportunidade, ou seja, criar as condições para que as pessoas, desde o nascimento, possam desenvolver toda sua potencialidade é o que pode nos permitir viver em uma sociedade mais justa”, salientou a secretária.

Voltado para as equipes municipais, o evento buscou aprofundar o debate sobre o desenvolvimento infantil por meio do diálogo, trocas e palestras, além proporcionar um espaço de promoção e divulgação de ações e trabalhos desenvolvido pelos municípios, no âmbito da primeira infância.

Durante o Workshop, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), lançou, quinta-feira (02), o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi).

Com o Plano Estadual pela Primeira Infância, o Espírito Santo se estabelece como um dos primeiros estados do País que tem na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública. A temática tem ganhado centralidade e forte relevância ao redor do mundo, despertando interesse e embasando ações concretas de países, de organizações públicas e privadas, da sociedade civil organizada e de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.